Existem dois componentes básicos na tecelagem: os fios do urdume e os fios da trama. Os fios do urdume são presos verticalmente, enquanto os fios da trama se entrelaçam no urdume, horizontalmente. Este “entrelaçar” dos fios de trama e urdume resulta no que conhecemos como “tecido”.
Um tear funciona mantendo os fios longitudinalmente, o que é chamado a urdidura, sob tensão. Os fios verticalmente orientados são ligados a dois ou mais feixes que se movem para cima e para baixo, separando os fios de urdidura um do outro, e criando um espaço chamado de derramado.
Hoje no mercado existe dois tipos de tear circular por trama as monofrontura, onde o tear trabalha com agulhas e platinas as agulhas trabalhão na posição vertical por meio de um cilindro ranhurado. Já as platinas podem trabalhar na posição vertical e horizontal.
Porém, é dessa forma que ele funciona: cruzam-se fios verticais (urdidura ou teia), que estão presos entre os órgãos do tear com os fios horizontais (trama) que são transportados pela lançadeira (ou navete) que vai entrelaçando este fio com a teia.
Prepara trama, urdimento, engomação e remeteção de fios e fabrica tecidos planos e de malha, opera urdideira, engomadeira e teares retilíneos e circulares. Controla o cozimento da goma, temperatura, viscosidade e solidez da engomagem dos fios, corrigindo defeitos de operação das máquinas.
R$ 1.
Lançadeira é uma ferramenta que permite transportar o fio de trama de um lado para o outro do tear através da cala por entre os fios da teia, permitindo assim a construção do tecido. As Lançadeiras mais simples são feitas com uma peça de madeira plana onde o fio de trama se prende.
tecelã
Substantivo1Editar
SubstantivoEditar
substantivo masculino Pessoa que representa em teatro, cinema, rádio, televisão; artista, intérprete.
A profissão de ator ou atriz é regulamentada desde 1978. Para ser reconhecido como profissional você deve buscar formação num curso de nível técnico ou superior e obter um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) da sua região.
O ator passa a existir juntamente com o teatro, pois o ato estético coletivo de origem grega, tem seu alicerce no binômio ator-espectador. ... O título de primeiro ator da história do teatro no ocidente é do poeta trágico Téspis, que, em suas peças, representava vários papéis, simultaneamente.
Térpis