O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.
É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.
Trazido vem do verbo trazer. O mesmo que: exposto, possuído, presenteado, incluído, suscitado, dirigido, guiado, demonstrado, aduzido.
Indicativo
Verbo trazer - Verbo irregular da 2ª conjugação
Trazer ou Traser? A forma correta de se escrever é trazer, com 'z'. Traser com 's' está escrito de forma errada e não existe na língua portuguesa. Trazer é um verbo irregular e pode ter vários significados, como levar, transportar, ou ser sinônimo de atrair e manter.
Tu traze(s)-lo > Tu traze-lo - 2ª. pessoa do singular do presente do indicativo. O vocábulo lo é o pronome pessoal antigo, donde o actual o, mas conserva-se em formas como estas.
Significado de Trazia Trazia vem do verbo trazer. O mesmo que: expunha, possuía, presenteava, incluía, suscitava, dirigia, guiava, demonstrava, aduzia.
90 sinônimos de trazer para 14 sentidos da palavra trazer: Transportar para este lugar: 1 transportar, levar, chegar, carregar, deslocar, transferir, mover, movimentar, mudar.
45 antônimos de trazer para 6 sentidos da palavra. O contrário de trazer é: 1. levar, tirar, retirar, banir, cortar, eliminar, excluir, suprimir, .
1 emergir, subir, elevar-se, erguer-se, aflorar, boiar, sobrenadar. Aparecer ou surgir: 2 aparecer, surgir, manifestar-se, mostrar-se, revelar- se, vir, despontar, assomar, exteriorizar-se, expressar-se, patentear-se.
A expressão é sinônima de submergir, revelar, aparecer, elevar. Ex: Quando os investigadores começaram a questionar o suspeito, as provas vieram à tona. A expressão também pode significar algo que está sobre alguma superfície.
Expressão da Língua Portuguesa. Diz-se da informação que aparece de repente, "do nada". A qualquer momento a verdade poderá vir à tona.
Pode também ser a parte exterior de algo. Há dúvidas se a forma correta de se escrever a expressão é sem crase “a tona” ou “à tona” com crase. Na verdade, por se tratar de uma locução adverbial formada por uma palavra feminina, à tona leva crase. Por exemplo: As coisas vieram à tona de repente.
verbo Introduzir na conversa um fato ou assunto no momento certo; mencionar: no momento, é interessante trazer à baila o conceito de famílias homoafetivas.
Significado de Balha substantivo feminino Usado apenas na locução: vir à balha, ser citado, ser falado, vir a propósito. O mesmo que baila.
Trás é sinônimo de atrás, após e detrás, já traz é a conjugação do verbo trazer. ... Trás: com sinal agudo e com “s” é sinônimo de atrás, após, detrás. Vem acompanhado de preposição, formando uma locução adverbial de lugar: Exemplos: Ora, não olhe para trás, siga em frente!
Para não confundir mais:
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Exemplos com tem: Ela tem uma família enorme. Ele tem um problema sério. A médica tem uma agenda cheia.
Tem é a flexão do verbo ter para a terceira pessoa do singular e têm é a flexão do verbo ter para a terceira pessoa do plural. Tem-se e têm-se são, então, formas corretas porém em pessoas diferentes.
Porque quando o verbo -ter é conjugado na terceira pessoa do plural, ele leva acento.
Na 3ª pessoa do singular, não há acento gráfico; na 3ª pessoa do plural, terminam em –ÊM. Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.