A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não utiliza a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. ... Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio.
Descubra quais são os 16 tipos de microscópios e suas funções
Hoje, existe uma grande variedade de tipos de microscópio para diferentes tipos de aplicações, divididos entre três categorias principais: a microscopia de luz, microscopia eletrônica e a microscopia de ponta de prova.
Coloque o objeto que deseja ser analisado na plataforma do meio e alinhe a câmera do smartphone com as lentes até conseguir foco. Yoshino diz ainda que ao combinar duas lentes para um zoom de 325 vezes é possível ver miudezas em nível celular.
O iPin é um pequeno acessório desenvolvido para smartphones que possui a função de transformar o seu aparelho em uma caneta laser, ideal para apresentações de slides e afins. Talvez a funcionalidade principal deste gadget possa não trazer nenhum atrativo, entretanto não é apenas isso que ele pode fazer.
Para ativar essa função no Android, primeiramente, entre no menu de configurações. Role a tela para baixo e toque na opção “Acessibilidade”. Em seguida, pressione “Gestos de ampliação” e ligue o switch como exemplificado na imagem a seguir.
O microscópio caseiro é constituído por uma lente esférica em um suporte de papelão. Tomamos um pedaço de papelão (figura 4(a)), 30 x 120 mm 2 , que foi dobrado ao meio, então foram feitos dois orifícios alinhados, de forma quadrada, de dimensões inferiores ao diâmetro da lente esférica.
O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.
Pra fazer essa engenhoca em casa, você só vai precisar de uma webcam e de um computador, pra poder ligar e ver as imagens em tempo real. O truque principal é bem simples: você precisa desmontar o aparelho e inverter a lente da frente. Agora, em vez de focar, ela vai aumentar o que você colocar lá embaixo.
Dois botões giratórios permitem ajustar o foco: o parafuso macrométrico e o parafuso micrométrico. O primeiro é, na maioria das vezes, um grande botão na lateral do microscópio que afasta ou aproxima a lente objetiva da lâmina. Sua função é enquadrar o objeto e, grosseiramente, colocá-lo em foco.
Cuidados a ter com o manuseamento do microscópio
Você pode preparar uma lâmina para observar cloroplastos da seguinte maneira:
Passo a passo: preparação do tecido para análise histopatológica
Lama: terra + água. Lâmina: metal + rocha.
Usar seringa de 5, 10 ou 20 ml com agulha de diâmetro. Aspirar material representativo, colocar na lâmina e deslizar sobre outra. Fixar as 2 lâminas ao ar ou em álcool por 20 a 30 minutos e enviar ao laboratório em frasco porta-lâminas com histórico detalhado, técnica de colheita e de fixação.
A citopatologia é uma técnica de diagnóstico que examina células de vários locais do corpo para determinar a causa ou a natureza da doença. ... As células são inspecionadas usando microscopia de luz para identificar anormalidades, como alterações de características morfológicas ou nucleares.
Nesse caso, aplica-se uma escova na superfície da lesão endobrônquica, através do broncoscópio de fibra óptica, espalhando o material colhido numa lâmina para a confecção dos esfregaços ou coloca-se em um meio líquido de coleta para a realização de cell block.