EQST

Quais As Principais Caractersticas Da Cidade De Esparta?

Quais as principais características da cidade de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Quais eram as características políticas da cidade de Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

Quais são as características mais marcantes da sociedade espartana?

Resposta. Sociedade estamental, com educação exclusiva para elite. Mulheres tinham apenas direitos socio-economicos, sendo assim excluida de direitos políticos. A politica era organizada em oligarquia militar, diarquia (dois reis governando), o conselho de cidadãos(executivo e o conselho dos anciãos (legislativos).

Quais as características mais marcantes da sociedade espartana como se traduzia na estrutura do poder?

Os espartanos em geral eram guerreiros natos, e isso se traduzia na estrutura do poder na presença da elite agrária, sendo que o regime de Esparta era uma aristocracia, tendo normalmente dois reis no poder.

Quem eram os cidadãos em Esparta?

Era considerado cidadão em Esparta somente aquele pertencente a classe social dos esparciatas, os guerreiros da cidade e que desprezavam as atividades como a agricultura e o artesanato. ... Esse era o conceito de cidadania em Esparta. Espero ter ajudado!

Qual era o grupo social dominante em Esparta?

Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.

Como estava dividida a sociedade espartana existem semelhanças com a nossa sociedade atual explique?

Resposta. Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma: ... Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras.

Como era dividida a sociedade espartana?

Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. ... Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos. Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos.

Qual era o papel social dos hilotas?

Resposta. Na sociedade espartana, os hilotas eram os aqueus que resistiram à invasão dos dórios. Compunham a maior parte da população. Eram servos do Estado e trabalhavam nas terras esparciatas (povos descendentes dos dórios).

Qual era o papel dos hilotas?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Qual é a importância dos hilotas na sociedade espartana?

Estes antigos habitantes, em regime de servidão na sociedade espartana, eram chamados de hilotas e eram responsáveis pelo cultivo da terra e pela produção de alimentos. Eles não tinham nenhum direito político e trabalhavam para sustentar toda a sociedade.

Como eram os hilotas?

Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.

Onde fica hoje a antiga Esparta?

Lacônia