Ainda em relação ao setor externo, tem-se a Política Comercial, que compreende um conjunto de medidas que visam estimular as exportações e restringir as importações. Até os anos 80, o Brasil adotava uma série de medidas que restringiam as importações das mais variadas mercadorias.
Uma política comercial (também conhecida por política de comércio ou política de comércio internacional) é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros.
Segundo Gremaud, a política comercial pode ser fiscal ou monetária:
Para fazer uma política de vendas, você deve relacionar todos os procedimentos padrão de seu negócio em relação a maneira como se relaciona com seus clientes e consolidar tudo isso em um documento formal, que pode ou não ser compartilhado na internet (muito comum em loja virtual).
Na elaboração do plano de vendas da sua empresa, tenha em mente esses objetivos:
Veja como trabalhar com políticas comerciais na operação comercial. ... O gestor comercial precisa compreender como articular diversos aspectos relacionados à venda de produtos, descontos e bonificações, condições de pagamento, entrega, entre outros, para criar as regras que irão direcionar o processo comercial da empresa.
As tarifas, os subsídios e as cotas são instrumentos de política comercial. ... Os subsídios às exportações diminuem o excedente do consumidor e aumentam o bem-estar econômico.
Política de rendas é um conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política econômica governamental, juntamente com a política fiscal, política monetária e a política cambial.
Aumento da alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física. ...
Resposta: O Brasil é um exemplo de país emergente que adotou políticas de redistribuição de renda, como o Bolsa Família, para reduzir a miséria.
Quanto à política de rendas, podemos afirmar: a) A política de rendas é um tipo de política monetária com ação mais rápida na economia. ... Somente nesses casos a política de rendas está sendo realizada em sua plenitude na economia.
3) Quanto às principais políticas macroeconômicas, é correto afirmar que: a) a política monetária refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. ... d) a política fiscal refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros.
"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.
A Política Monetária conta com três principais instrumentos: open market, redesconto e depósito compulsório.
Sendo assim, a decisão para o aumento ou diminuição da taxa básica de juros é tomada de acordo com os interesses do Bacen de reduzir, ou impulsionar a inflação. Isso porque, com a taxa de juros mais alta, o acesso ao crédito é mais difícil, diminuindo o poder de compra dos brasileiros.
Para combater esse problema, deve existir um estímulo à produção e a produtividade para atender a demanda e formar estoque regulador quando a demanda diminuir. Dessa forma, a economia cresce, o PIB aumenta, gera-se mais serviços e impostos ao governo e a inflação cai vertiginosamente.
O Bacen tem o intuito de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional no país e tem a responsabilidade de regulamentar o sistema financeiro. Sendo o responsável pela regulamentação, ele controla as instituições financeiras que podem ou não operar no Brasil.
Para diminuir o multiplicador monetário o Banco Central pode aumentar a taxa de juros, diminuindo a procura das pessoas por créditos ou instituir uma taxa de compulsório, essa taxa determina a parcela dos depósitos que os bancos não podem emprestar, diminuindo a oferta de moeda e afetando o multiplicador bancário.
O multiplicador monetário é um instrumento para a política monetária que pode ser utilizado pelo Banco Central, tanto em tentativas de expandir a base monetária quanto em tentativas de contraí-la.
Resta-nos, então, compreender o outro lado da moeda, para ficarmos numa metáfora monetária: a criação de moeda pelo poder público, isto é, pelo Banco Central. Essa espécie de “banqueiro dos bancos” tem o poder de “produzir” uma moeda especial, a “moeda do Banco Central”, também conhecida por “base monetária”.
O multiplicador monetário é uma ferramenta utilizada pelos bancos para ampliar a oferta de moeda em uma economia. ... Ele pode emprestar uma parte deste dinheiro, fomentando o crédito da economia. O valor que o banco pode emprestar depende da taxa compulsória, estabelecida pelo banco central.
Banco central é a instituição de um país à qual se tenha confiado o dever de regular o volume de dinheiro e de crédito da economia2. Essa atribuição dos bancos centrais geralmente está associada ao objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.
Nesse sentido, podemos concluir que para cada aumento em alguma das contas que compõe a equação do PIB, sendo elas, consumo, investimento, gastos do governo ou exportações líquidas (Y = C + G + I + NX), haverá um aumento maior que o inicial na renda nacional.
Compulsórios sobre depósitos à vista Os bancos e instituições financeiras são obrigados a depositar no Banco Central parte do dinheiro depositado em suas contas – corrente ou de pagamento, por exemplo. ... O dinheiro é mantido pelo Banco Central e as instituições não recebem remuneração por isso.
O que é Depósito Compulsório? Quando um banco recebe dinheiro de algum cliente, pode ser tanto na conta corrente quanto na poupança, ou até mesmo em um CDB, parte desse dinheiro deve ser depositada junto ao Banco Central. ... Essa transferência obrigatória se chama Depósito Compulsório.