"Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor. O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.
5 dicas para começar a fazer um abate humanitário de suínos
Na unidade, os animais são criados soltos e a ração é feita a base de milho triturado, de farelos de soja e arroz e de um suplemento mineral. Um animal adulto consome 2,4 kg por dia. Os machos, que chegam a pesar até 300 kg, são os responsáveis por transmitir as características das raças brasileiras Piau e Sorocaba.
Para uma criação de animais o melhor é a ração para porcos....São boas fontes de proteína e energia para o porco:
As proporções que devem ser fornecidas para alimentação rica em vitaminas, para engorda, deve ser, 75% milho moído, 21% farelo de soja, 4% de núcleo vitamínico mineral. É importante deixar o produto final bem misturado, para que qualquer parte da ração que está no cocho do porco, esteja rica em milho, soja e núcleo.
Os porcos são omnívoros, comem tanto vegetais como animais....Quais alimento não podem comer os porcos?
Silagem: A silagem do milho pode ser empregada na alimentação dos suínos de forma muito econômica. De modo geral, os porcos comem bem a silagem.
A alimentação deve ser fornecida em horários preestabelecidos. Fornecer e manter água fresca e de boa qualidade a todos os animais do plantel, diariamente. Para produção de forragens, reco- menda-se o plantio de gramíneas e le- guminosas. É o principal grão usado na alimen- tação dos porcos.