A TEORIA DE GARDNER DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática
A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”. ... Uma pessoa inteligente tem poder para dirigir sua vida e capacidade para evitar que outros a determinem com vistas a fins diversos.
Enquanto a intrapessoal diz respeito ao autoconhecimento, a interpessoal trata do conhecimento em relação às outras pessoas, incluindo suas motivações e valores. Ambos os tipos de inteligência se complementam, pois tudo o que você enxerga dentro de si é refletido no comportamento dos outros – e vice-versa.
É representada pela facilidade de perceber sons e ruídos, ouvir e identificar notas musicais, processar sons e compor diferentes notas musicais; criar rítmos, timbre e texturas. ... Esta inteligência caracteriza habilidade para compor, apreciar ou mesmo reproduzir peça musical.
De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
Comunicação interpessoal é o termo que, dentro do macrotema “comunicação”, define a troca de informações entre duas ou mais pessoas, seja ela orientada por sinais verbais ou não verbais.
Ter habilidade para se relacionar com as pessoas faz com que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo, pois elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.
O que é Comunicação: Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Ou seja, é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais de forma clara.
A comunicação assertiva é uma das principais habilidades de profissionais de sucesso. ... A assertividade pode ser entendida como um comportamento direto, verdadeiro e dinâmico. Pessoas com essa característica transmitem informações dizendo exatamente aquilo que pretendem dizer.
A comunicação organizacional diz respeito a todas as formas institucionais de interagir e relacionar-se com seus públicos. Seu foco é construir vínculos tanto com membros internos quanto externos.
A falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados. Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. Desse modo, todos saem ganhando.
A comunicação interna em uma organização é um processo amplo, que tem como objetivo provocar atitudes, sejam elas voluntárias ou não por parte dos públicos que a recebem, ou seja os públicos para os quais a empresa se dirige e visa estabelecer a reputação da organização.
A comunicação organizacional compreende uma série de ferramentas de uma empresa e melhora na produtividade dos funcionários. ... Ela serve como plano para criar um clima motivador dentro de uma empresa onde educa, constrói valores e valoriza indivíduos.
Nas organizações, essa comunicação tem como principais funções:
Comunicação interna é a transmissão e compartilhamento de informações dentro da empresa, tendo como público-alvo os colaboradores. Seu objetivo é alinhar as atividades dos profissionais à cultura organizacional, garantindo que todos fiquem bem informados e engajados em seu trabalho.