Alguns deuses do panteão asteca A divindade mais importante relacionada à água era Tlaloc, o grande deus das chuvas e da fertilidade, adorado principalmente pelos agricultores. Por falar em agricultura, havia a divindade Cinteotl, o deus do milho.
Acreditavam na figura suprema da Deusa-Mãe e em divindades“elementais” (do ar, da água, do fogo e da terra). Alguns estudiosos atestam o politeísmo do povo celta, outros já o consideram monoteísta e todas as divindades nada mais eram que extensão de uma Deusa-Mãe.
Itzamná
Resposta. O milho era importante para esses povos pois era o único alimento que possuíam em fartura. O milho era tão importante para eles, que eles chamavam o milho de "Deus milho".
Algumas casas astecas tinham paredes de pedras, algumas bases de pedra e paredes feitas de tijolos. As localizadas em zonas rurais costumavam ter paredes de pau-a-pique e telhado de palha. Eram, em sua maioria, um ambiente retangular.
Na cultura asteca Para os astecas, Quetzalcoatl era, como seu nome indica, uma serpente emplumada, um réptil voador (muito parecido com um dragão), que era um fazedor de fronteiras (e transgressor) entre a terra e o céu. Ele era uma divindade criadora, tendo contribuído essencialmente para a criação da Humanidade.
o milho era condiderado uma fonte de saúde e prosperidade para povos pré-colombianos, principalmente tribos astecas e maias nas quais foram cultuados deuses que o representavam.
O nome deste deus pertencente à mitologia americana significa "serpente-pássaro" ou "serpente com plumas" em asteca. Quetzal era uma palavra que designava algo de valioso ou de divino.
Resposta: As principais práticas assimiladas pelos Maias são: rituais religiosos, construção de templos, calendário e escrita. Portanto, as atividades comerciais não fazem parte das principais práticas que os Maias assimilaram de outros povos da Mesoamérica.
Os índios olmecas viviam em áreas quentes e úmidas ao longo da costa do golfo do México, onde hoje se encontram os estados mexicanos de Veracruz e Tabasco, no sul. Eles construíram cidades, nas quais desenvolviam atividades comerciais e uma vida social cheia de rituais cerimoniosos.
Inovações notáveis. Como a primeira das civilizações da Mesoamérica, os olmecas são creditados, ou especulativamente creditados, com muitas criações, incluindo o jogo de bola mesoamericano, sangria sacrificial e talvez sacrifícios humanos, escrita e epigrafia, e as invenções do zero e do calendário mesoamericano.
A sua organização política baseada em reinos de cidades-estado fortemente hierarquizados foi imitada por praticamente todas as civilizações mexicanas e centroamericanas que se lhes seguiram. Os olmecas poderão ter sido a primeira civilização do hemisfério ocidental a desenvolver um sistema de escrita.
Como era dividida a sociedade na civilização maia? - De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.
Em seguida, vieram os olmecas, que também viveram nesse mesmo território e por um período similar. Os cientistas acreditam que os maias e olmecas se influenciaram mutuamente. Os olmecas não construíram nenhuma das grandes cidades, mas foram organizados e prósperos.
Outra teoria recorre ao conceito de que se tratam de representações de deuses ou entidades supraterrenais em que a sua aparência corresponde à própria imagem desses seres. Algumas cabeças de La Venta e San Lorenzo estavam alinhadas entre si e com os pontos cardeais, sugerindo uma orientação astronómica.