Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
A competição, quando trabalhada em excesso, diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos.
Jogos Cooperativos - São aqueles jogos que as pessoas se ajudam, jogos realizados em grupo. ... Jogos Competitivos - São aqueles jogos que é cada um por si, ou seja tem como objetivo de estimular a competição entre os participantes.
10 tipos de jogos cooperativos para Educação Física (e não só)
Segundo Barreto, (2000. Apud Soler, 2011-c.), os jogos cooperativos baseiam-se em cinco princípios fundamentais que são: inclusão, coletividade, igualdade, desenvolvimento humano e processualidade.
Os Jogos Competitivos tem como objetivo estimular a competição entre os participantes, sem deixar de lado o ensinamento de que o principal não é ganhar, mas sim competir.
Resposta:Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação,propor o mesmo tipo de jogo,discriminação em geral,seja ela de gênero,etnia,religiosa e etc,além da valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.
As brincadeiras inclusivas, são pensadas para serem adaptadas as necessidades de cada um dos nossos pequenos, de forma sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.
Associado a Educação Inclusiva, o jogo pode ser considerado como uma oportunidade de desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois por meio dele as crianças aprendem a controlar seus movimentos, estabelecer ordem, manusear objetos, estimular a imaginação, criatividade, capacidade de concentração e a conviver em ...