Evitar frituras, molhos e carnes gordurosos. Uso de remédios que diminuam a perda de proteínas pelos rins (proteinúria): a proteinúria significa que os rins têm alguma lesão, então reduzir a perda de proteínas é fundamental para desacelerar a progressão da doença renal crônica.
A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral.
A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina.
Boa tarde, o resultado positivo de proteínas na urina significa a presença da mesma na urina. Geralmente as proteínas não devem ser excretadas na urina, mas a presença de alguns traços é normal. A resultado positivo para hemoglobina na urina significa também a presença de sangue (eritrócitos) na urina.
Indivíduos normais excretam menos de 100 a 150mg de proteínas por dia.
Indivíduos normais excretam menos de 100 a 150mg de proteínas por dia.
Os corpos cetônicos ou corpos cetónicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no fígado durante períodos de baixa ingestão de alimentos (jejum), dieta de restrição de carboidratos, exercícios intensos prolongados, alcoolismo ou em diabetes mellitus ...
Urobilinogênio e bilirrubina Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL.
A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
Aumento da bilirrubina direta. Quando existe um aumento da bilirrubina direta normalmente é sinal de que existe um problema no fígado ou nas vias biliares.
Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.
A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema reticuloendotelial, especialmente no baço. A hemoglobina liberada dos eritrócitos é convertida em globina e grupo heme.
A bilirrubina indireta é então enviada para o fígado, que a conjuga com o ácido glicurônico, o que a deixa solúvel em água. A maioria da bilirrubina conjugada (ou direta) vai para a bile e, então, para o intestino delgado.
O exame de bilirrubina total e frações serve para avaliar o funcionamento do fígado do paciente. A avaliação de bilirrubina total e frações costuma ser indicada para pacientes com icterícia, além de pacientes que possuem Hepatite ou mesmo que possuem quadros de alcoolismo ou abuso de drogas.
A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.
A bilirrubina não conjugada é captada pelos hepatócitos, que adicionam 2 moléculas de ácido glicurônico à bilirrubina por molécula, tornando-a hidrossolúvel. Esta forma, dita conjugada ou direta, é secretada ativamente pelos hepatócitos para o interior dos canalículos biliares existentes entre eles.
Se estiver alto (entre 20 e 25), é preciso fazer fototerapia; se não, repetir o exame em dois ou três dias para verificar se está baixando. Se estiver baixando, esperar melhora sem tratamento.
Bilirrubina direta (ou conjugada): quando a bilirrubina indireta chega ao fígado é excretada na forma de bile, constituindo um dos pigmentos biliares. Essa substância então retorna à corrente sanguínea para ser excretada nas fezes.