Sigla para Greenwich Mean Time, ou Horário Médio de Greenwich, baseado no primeiro meridiano de Greenwich, que passa pelo Observatório Real, perto de Londres. ... Em 1972, o GMT foi substituído pelo UTC (sigla em inglês para Tempo Universal Coordenado), que se baseia no tempo marcado pelos relógios atômicos.
Como a Terra é quase esférica e leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação de 360°, temos 360 ÷ 24 = 15, o que significa que cada faixa de 15° de longitude está para uma hora e equivale a um fuso horário.
Para transformar as longitudes em fusos horários, basta dividir o valor delas por 15, pois cada fuso corresponde a 15º de longitude, logo:
1)Os fusos horários são faixas imaginárias que dividem a Terra em 24 faixas idênticas, de modo que cada divisão tenha 15º de longitude (que correspondem ao ângulo que a Terra gira em uma hora) de uma faixa a outra, contados a partir de um meridiano inicial e corresponda à uma hora.
Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre. A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.
O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários. O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários.
Conheça a distribuição dos quatro fusos horários brasileiros. Conheça a importância do Meridiano de Greenwich, sua história e os locais por onde ele passa. Entenda o que são paralelos e meridianos e a relação com fuso horário.
O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui quatro fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 graus). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora.
Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.
O fuso horário é determinado pelo meridiano de Greenwich, ao total existem 24 fusos horários. Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884.
Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.
Cuiabá e Rio Branco. Explicação: São Paulo tem o fuso horário GMT -3:00. Cuiabá por sua vez, tem o fuso horário GMT -4:00 enquanto Rio Branco tem o fuso horário GMT -5:00.
O Brasil adotou este horário desde 1985, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde se adianta o relógio em uma hora, fato que precisa ser observado ao calcularem-se os fusos, nos quais se diminui a diferença.
Para descobrir os graus dos fusos, utilizam-se os 360º de circunferência terrestre, então se divide este número por 24 horas de um dia. Assim, é encontrado o número de 15º. Portanto, cada 15º representam 1 hora.
Assim, digamos que a jornada de trabalho na sua empresa é de 44 horas semanais, de segunda a sábado, até 8 horas diárias. Como resultado, temos um total de 220 horas por mês (44 horas por semana x 5 semanas por mês = 220 horas mensais) — um valor considerado padrão hoje em dia.
Dica: Você pode também somar horários usando a função AutoSoma para somar números. Selecione a célula B4 e, na guia Página Inicial, escolha AutoSoma. A fórmula terá a seguinte aparência: =SOMA(B2:B3). Pressione Enter para obter o mesmo resultado, 16 horas e 15 minutos.