Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada. ... Não ligue o aparelho assim que a chuva passar.
A peça básica de um equipamento de destilação é o condensador. Ele recebe este nome porque funciona a partir da condensação: mudança do estado gasoso para o líquido. O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.
A limpeza da parte externa do ar condicionado deve ser feita com água e detergente neutro. Pode ser realizada conforme o aparelho for ficando sujo, porém o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez por semana para que não acumule poeira no aparelho.
O ar condicionado não exige muito quanto a produtos para a limpeza. Mesmo no caso da lavagem dos filtros o melhor é evitar qualquer tipo de produto químico. A água (em temperatura ambiente ou morna, nunca ultrapassando os 40ºC) e o aspirador de pó já conseguem dar conta do recado.
Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para proteger o aparelho.
A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado permitindo a entrada de ar fresco para o condensador. Por isso, evite locais enclausurados, próximo a paredes, fontes de calor ou de outros sistemas.
Para limpar a condensadora e a serpentina, você deve utilizar uma escova de pelos ou um aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água com baixa pressão, certificando de que este jato não está danificando as aletas.
Se você já tem um ar-condicionado com a condensadora instalada em um local de muito sol, e ele não está rendendo como deveria por causa disso, uma boa solução é, se possível, construir um telhadinho ou uma parede para proteger o equipamento da luz solar.
É importante também que os aparelhos possuam proteção anticorrosão. Além disso, é indicado ainda o uso de protetores externos, que visam aumentar sua vida do seu aparelho e utilizar suportes de materiais diferentes do metal, ou que sejam selados com algum produto que os proteja da maresia.
Para aplicá-lo, basta direcionar o bico para a parede e contornar os locais onde a base do protetor será instalada. Volte a acobertar a unidade externa do ar-condicionado com o protetor. Depois disso, posicione o protetor no mesmo lugar onde as marcações foram feitas e o adesivo selante foi aplicado.
Instale-o acima do lugar onde você senta ou dorme. No quarto, por exemplo, a melhor posição é instalar o ar-condicionado sobre a cama. Já na sala de estar, logo acima do sofá. Se preferir, pode optar também por instalar acima da janela, que costuma ser um espaço ocioso.
Para infraestrutura de um ar condicionado Split nós temos:
na parede, prefira encaixá-lo na maior altura possível, respeitando uma distância de 15 cm do teto para facilitar a limpeza — nessa posição, o ar frio será liberado de maneira uniforme; se possível, centralize o ar-condicionado na parede para otimizar a refrigeração do espaço.
Vamos chamar aqui cada fio de condutor. Para uma rede de 220v você precisa de condutores de 1,5mm, seguindo as normas da ABNT. Porém, se a distância entre o quadro de luz e a tomada for muito grande, invista em condutores de 2,5mm, por causa das quedas de tensão.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente ("amperagem") que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Outra possibilidade que temos de se obter uma tomada 220V é utilizando um transformador, este tipo de ligação geralmente usamos em instalações que temos apenas a tensão de fase 127V e algum aparelho ou equipamento seja necessário ligar em 220V. Transformador para obter uma tensão de 220V.
As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. ... Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V. Entretanto a “memória de antigamente” ainda continua operando.
Esse valor de 127V é tido como o valor eficaz de tensão – por isso a mudança no padrão da tensão nominal, aposentando a tensão em 110V. ... Logo, todos os equipamentos fabricados no Brasil, após serem testados e aprovados pelo Inmetro, devem suportar essa variação de tensão.
Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
quando ligado numa tomada de 110V,um aparelho elétrico demanda 4,00A.