Mato Grosso do Sul conta com 22 Comunidades Remanescentes do Quilombos, distribuídas em 15 municípios:
Os estados brasileiros com o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são Bahia, que possui 229 quilombos cadastrados; Maranhão, com 112; Minas Gerais, com 89; e Pará, com 81 comunidades quilombolas cadastradas|2|.
Documentação em comum para todos os casos
Dessa forma, vivem pressões relacionadas a impedimentos de realizar suas atividades de origem cultural da comunidade, sofrem com pressões de indivíduos querendo adquirir seus territórios, sofrem com disputas judiciais constantes, vizinhos alegam perturbação de ordem e barulho, o que impede dos nativos manifestarem suas ...
A importancia é que só porque eles são quilombolas não significa que não podem ter um lugar e a liberdade para sobreviver como qualquer outra pessoa. Um argumento é que todas as pessoas tem direitos iguais, sendo quilombola ou não ;o segundo e que os quilombolas também tem direito de viver em paz.
Ascom/FCP – E qual importância dos Quilombos para a sociedade brasileira? ... Elas são um patrimônio cultural de todo o povo brasileiro e para os afrodescendentes representam uma referência positiva para a luta de todos nós pela cidadania brasileira plena.
A proteção dessas comunidades por meio da titulação de suas terras significa, ainda, a preservação da identidade nacional e também de importantes áreas de proteção ambiental, uma vez que são as comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) as maiores cuidadoras desses espaços.