Os planos cinematográficos são a distância entre a câmera e o objeto/pessoa que estão sendo filmados. Queremos deixar claro que podem existir variações com relação aos nomes, mas os principais e mais usados estão aqui, que vamos conhecer agora!
Plano, em cinema, é um trecho de filme rodado ininterruptamente, ou que parece ter sido rodado sem interrupção. É, portanto, um conjunto ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento (que pode ser fixo ou móvel) e temporalmente por uma duração.
Retrato: 7 tipos de planos fotográficos que deves conhecer!
Grande Plano Geral – plano bastante aberto que busca passar ao espectador a referência geográfica da cena. Embora o elemento humano possa estar presente, ele não é claramente identificável.
Plano Geral (PG) – plano que mostra uma área de ação relativamente ampla. A figura humana ocupa espaço reduzido.
De acordo com o conceito cinematográfico, os planos podem ser divididos em: grande plano geral, plano geral, plano médio, plano americano, primeiro plano, plano detalhe, plongé e contra plongé. Esta divisão é baseada no distanciamento entre a câmera e o objeto fotografado.
PLANO GERAL: o objeto ocupa a maior parte da imagem, e o espaço a menor. Há contudo uma interação entre o objeto e o ambiente (espaço em que se encontra) formando ambos um “todo” que se completa.
Plano Conjunto (PC) – plano um pouco mais fechado que o plano geral. É possível reconhecer os rostos das pessoas que estão próximas da câmera.
Plano Médio (PM) – plano que enquadra a pessoa da cintura para cima.
Questão: Quais são os seis tipos de enquadramento? Plano geral, plano americano, plano médio, close-up, superclose, extreme close-up. X Plano simples, plano americano, plano secundário, plano de enquadramento, close-up, extreme plano.
Quando falamos na altura dos ângulos para fotografia temos três posições fundamentais:
Assim, a fotografia de paisagem, no âmbito da perspectiva que estamos desen- volvendo, tem sua representação semiótica e expressividade estética, direta- mente relacionadas à elaboração de sua materialidade sígnica, ou seja, ao con- junto de signos que produzem e encadeiam seu significado.
Como desenvolver um enquadramento teórico
Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.
Descubra os diferentes tipos de planos e sua importância na hora de contar uma história audiovisual