Já na Bíblia, a honra é entendida principalmente como a ação de adorar ou cultuar a Deus, criador de tudo e de todos. Olhando por esse ângulo, todo ser humano, e principalmente os que se dizem cristãos, têm o dever de honrar a Deus. ... Quando nós perdoamos alguém, mostramos o que Deus faz. O perdão é um grande testemunho.
Em alguns meios eclesiásticos existem juntas, diretorias, presbitérios, sínodos, etc., e pensa-se (erroneamente!) que estas instituições irão pastorear os pastores. Não há nada mais errado que isso. Estas instituições geralmente são administrativas e não poimênicas (pastorais).
Como eu calculo as PRIMÍCIAS e os DÍZIMOS? As PRIMÍCIAS é você pegar o valor de sua produção (salário ou qualquer valor que você obteve) e dividir por 30 dias. O valor de um dia é a PRIMÍCIA. É como se fosse uma diária de trabalho.
O dízimo é a décima parte dos rendimentos pessoais, o qual é ofertado como reconhecimento pela graça abundante de Deus, neste sentido é uma devolução em forma de ação de graças, e não um pagamento, como muitos pensam.
O dízimo entra na lei (Levítico Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados. Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional, considerado compromisso que todo batizado deve assumir. Apesar dos fiéis manifestarem sua fé em Deus através dessa colaboração, o caminho que a doação segue na administração das igrejas muitas vezes é desconhecido, o que provoca discussões.