Óxido também conhecido como monóxido de nitrogênio, é uma substância química gasosa, incolor e conhecida por mediar processos que ocorrem dentro e fora das células. Esse óxido é capaz de se dissolver em gorduras, óleos vegetais e outros lipídios.
Óxido de Zinco é um adstringente e antisséptico que exerce ação suavizante, cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.
O óxido de zinco pode ser obtido por três processos principais: Processo americano: minério de sulfureto de zinco altamente concentrado é oxidado e posteriormente reduzido pela acção do carbono, para formar vapores de zinco, que são posteriormente oxidados, para formar óxido de zinco.
O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.
O corpo humano adulto contem 2-3 gramas de zinco e 2 kg/ 4,4 lb de metais totais incluindo zinco; mais da metade do total é cálcio, seguido do sódio, magnésio e potássio. A Ingestão Diária Recomendada (RDA) dos EUA de zinco é de 12 mg/dia para mulheres e 15 mg/dia para homens.
O melhor horário para tomar suplementos de zinco é nos intervalos entre as refeições, uma vez que alguns alimentos podem diminui sua absorção. Para melhores efeitos, o suplemento deve ser tomado pelos menos uma hora antes ou duas horas depois de beber café, já que este pode diminuir em até 50% a absorção do zinco.
Para melhores resultados, o zinco deve ser tomado pelos menos uma hora antes ou duas horas depois de beber café, já que este pode diminuir em até 50% a absorção do zinco.