Hoje na História - 68 d.C.: Morre Nero, imperador que pôs fogo em Roma.
Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim, Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus; Anzio, 15 de dezembro de 37 d.C. — Roma, 9 de junho de 68) foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68, o último imperador da dinastia júlio-claudiana.
Amplamente utilizada para significar a inesperada traição de um amigo, essa frase é originalmente mencionada, com formulações semelhantes, por fontes antigas. Contudo, mais recentemente ela ganhou fama pela sua ocorrência na peça Júlio César, de William Shakespeare.
Segundo o professor de língua portuguesa Ari Riboldi, a frase remete a uma famosa história da Idade Antiga. No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. ... "Até tu, Brutus, filho meu?".
Marcos Junio Brutus, um conspirador e político romano, cometeu suicídio em um dia como este, ano ano de 42 a.C, após a derrota na segunda Batalha de Filipos. ... Em 23 de outubro, o exército de Brutus foi esmagado por Otaviano e Antônio em um segundo encontro em Filipos, quando Brutus se matou.