Balanced Scorecard é considerado um modelo de gestão estratégica que surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. Ao mesmo tempo, o BSC serve para definir estratégias e desenhar planejamentos de maneira muito mais abrangente.
Indicadores táticos (ou indicadores gerenciais) São identificadas, então, as metas gerenciais, de médio prazo. O planejamento tático corresponde a um plano de ação a ser levado a cabo num prazo de 1 a 3 anos e deve estar completamente alinhado ao planejamento estratégico.
O BSC é um método voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas.
O BSC não é um fim por si só, ele é uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada não somente para medir o desempenho organizacional, mas também para estabelecer metas (individuais e em equipe), remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizagem estratégica.
O balanced scorecard, ou BSC, é uma ferramenta de gestão que consiste em um método para medir o desempenho de uma empresa. É muito usado para a gestão estratégica e está ligado a quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, além de aprendizado e crescimento.
Na prática, os autores do BSC estabeleceram um sistema que mede o desempenho sob quatro perspectivas, as quais devem estar, no máximo possível, equilibradas: 1) financeira; 2) cliente; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento.
Quem usa o conceito de Balanced Scorecard? Empresas de vários portes utilizam o Balanced Scorecard desde a sua criação em 1992, por ser uma ferramenta de medição de desempenho combinada e excelente para os diversos tipos de planejamento.
Como montar o Balanced Scorecard em 7 passos
O processo de desenvolvimento do Balanced Scorecard em uma empresa envolve diversas etapas, que poderíamos resumir nestas:
Importação da folha de dados do MS Excel
Seu processo de implementação se divide em 8 passos:
8 exemplos de indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard
O BSC traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, que representam as principais variáveis da organização que em equilíbrio, vão proporcionar aos gestores condições de planejar e ...
Como montar um painel de indicadores?
Tutorial: 5 passos para criar um dashboard no Excel
O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta que permite monitorar, em tempo real, o andamento e a evolução de diferentes demandas e projetos. Com ele, líderes e colaboradores passam a ter acesso, de maneira clara e objetiva, a dados e informações relacionadas à gestão e à performance da empresa.
Um dashboard é uma ferramenta de gestão da informação que ajuda no acompanhamento e exibição de indicadores chave de performance (KPIs), métricas e dados que indicam a saúde de um negócio, setor ou processo. Eles são customizáveis para atender às demandas específicas de cada empresa e suas áreas.
Indicador de desempenho é uma ferramenta métrica de gestão que apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre a performance da empresa. Eles são capazes de mensurar se as ações desempenhadas estão cumprindo com os objetivos previstos em planejamento.
O primeiro passo para iniciar um dashboard é abrir duas abas no programa: uma será usada como base de dados e a outra para montar o arquivo com as informações necessárias em forma de dashboard. Para que esse serviço funcione, é preciso preparar uma tabela com todos os dados que serão usados para criar o painel.