Diferença: A quantidade ofertada refere-se a alterações no preço do próprio bem. Suas alterações causam movimentos ao longo da curva de oferta. Já as variações na oferta referem-se as demais variáveis que não é o preço do bem. Alterações nessas variáveis causam deslocamento da curva de oferta.
A relação entre o preço e a quantidade ofertada é dada pela lei de oferta: quando o preço de um bem se eleva, com tudo mais permanecendo constante, a quantidade ofertada do bem também aumenta. No gráfico 3, vemos a inclinação positiva, ou seja, um preço maior (ou menor) leva a uma quantidade ofertada maior (ou menor).
A escala de oferta mostra a quantidade ofertada a cada preço. Esta curva de oferta, que representa graficamente a escala de oferta, mostra como a quantidade ofertada do bem muda quando seu preço varia. Como um preço maior aumenta a quantidade ofertada, a curva de oferta se inclina para cima.
Quando uma empresa descobre uma nova tecnologia que lhe permite produzir a um custo menor, a curva de oferta se deslocará para a direita também. ... Um avanço tecnológico que reduz os custos de produção irá deslocar a oferta para a direita, gerando uma maior quantidade produzida a qualquer preço dado.
Essas mudanças na demanda são mostradas como deslocamentos na curva. Portanto, um deslocamento na demanda ocorre quando uma mudança em algum fator econômico diferente do preço faz com que uma quantidade diferente seja demandada a cada preço.
Demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. ... Demanda é o desejo de comprar, oferta é o desejo de vender. A demanda se expressa por uma determinada quantidade em um dado período.
A curva de demanda indica, para diferentes preços, quanto de um bem os consumidores estão dispostos a comprar. A curva de demanda é negativamente inclinada (descendente, da esquerda para a direita). Significa que quanto menor o preço do bem, maior a quantidade desejada pelos consumidores.