O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter).
Líquor, ou líquido cefalorraqueano (LCR), é um líquido produzido nos ventrículos laterais (cavidades localizadas no interior do cérebro). Sua principal função é fornecer uma barreira mecânica e imunológica, protegendo o sistema nervoso central (SNC).
A maior parte do LCR é criado através do plasma sanguíneo, nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais. Uma vez sintetizado, passa aos ventrículos laterais, situados em ambos os hemisférios cerebrais, e, posteriormente, através dos orifícios interventriculares, no terceiro ventrículo (situado no nível do diencéfalo).
O exame do líquido cefalorraquidiano serve para o diagnóstico de doenças como a meningite ou de outras estruturas do sistema nervoso, pode também confirmar hemorragias no cérebro ou na medula.
A punção lombar (PL) é um procedimento médico realizado com o objetivo de coletar uma amostra de líquor em algumas doenças neurológicas específicas. O líquor é o líquido encontrado no espaço subaracnoide banhando o nosso Cérebro e a Medula Espinhal. Este líquido exerce um ação de proteção para o nosso cérebro.
A coleta da amostra é um procedimento médico; Deve ser feita antes do inicio da antibioticoterapia para aumentar a sensibilidade diagnóstica; Recomenda-se a coleta sequencial do líquor em, no mínimo, 3 frascos estéreis devidamente identificados e numerados de 1 a 3: 1 (bioquímica), 2 (bacteriologia) 3 (hematologia) ...
A histerossalpingografia é conhecida por ser um exame com potencial doloroso, porém atualmente alguns cuidados simples podem fazer com que a dor seja sentida como um leve incômodo.
O preço da histerossalpingografia é de cerca de 500 reais, podendo variar de acordo com o plano de saúde da mulher e a clínica selecionada, por exemplo.