O conhecimento matemático se dá pela ação do indivíduo com o meio ambiente através da construção. Essa é a base da tendência construtivista destacando “o aprender a aprender.” A tendência sócioetnoculturalista parte de problemas da realidade inseridos em diversos grupos culturais para serem trabalhados em sala de aula.
A Etnomatemática surgiu na década de 1970, a partir de críticas acerca do ensino tradicional de Matemática, que costuma enxergar na Grécia Antiga o berço da ciência e desconsiderar outros saberes. ... Além de promover relações interculturais, a abordagem visa um processo de ensino-aprendizagem mais criativo e plural.
A etnomatemática é uma abordagem histórico-cultural da disciplina. A Matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social mas também como uma construção histórica e política. ... Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático.
Conceituada por D'Ambrósio (1998) como arte ou técnica de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade dentro de um contexto cultural próprio, a Etnomatemática justifica sua importância nos círculos da educação matemática na medida em que concede real valor aos aspectos culturais das sociedades humanas e ...
Outra forma de desenvolver a prática pedagógica à luz da Etnomatemática é solicitar que os estudantes visitem outros grupos culturais e pesquisem saberes e fazeres que possam ser reconhecidos como matemáticos, trazendo-os para discussão em sala de aula.
Um importante componente da etnomatemática é possibilitar uma visão crítica da realidade, utilizando instrumentos de natureza matemática (D'Ambrosio, 2001a, p. 23).
A Etnomatemática é a área de investigação que estuda as multifacetadas relações e interconexões entre ideias matemáticas e outros elementos e constituintes culturais, como a língua, a arte, o artesanato, a construção e a educação.
RESPOSTA CORRETA. A Etnomatemática visa à valorização e ao aproveitamento, em sala de aula, da cultura do povo local. Essa metodologia foi proposta por Ubiratan D'Ambrosio em meados da década de 1970. As tendências de modelagem matemática e a resolução de problemas possuem raízes com a própria Matemática.
Resposta. Resposta: b) Modelagem matemática. Levando em conta as bases filosóficas, a própria criação de símbolos ou de sistemas de contagem, ou seja, dos primórdios da humanidade, vieram de problemas reais.
Resposta. Ou seja, FG é o menor lado, pois F é o menor ângulo.
Zero é o menor desses algarismos.
mila456
1) O menor número natural é o Zero, o maior número natural é impossível determinar, pois eles são infinitos.
número 0