A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A origem da Filosofia data dos séculos VII e VI a.C. Foi na Grécia, na região da Jônia, na cidade de Mileto, que esse modo de conhecimento ganhou forma e se estabeleceu como maneira de compreender o mundo. Portanto, pode-se afirmar que a Filosofia é fruto do gênio helênico, ou seja, é fruto da genialidade dos gregos.
O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social. ... O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas.
A principal metodologia do pensamento positivista é a observação dos fenômenos. Através dela, é feita a observação e a imaginação dos fatos, desconsiderando todo conhecimento que não possa ser comprovado de forma científica.
Augusto Comte
Theodor W