Em comandos elétricos, as botoeiras têm como função estabelecer ou interromper a passagem de corrente elétrica em linhas de um circuito de comando, a partir de um acionamento manual, local ou à distância.
4. BOTÕES DE COMANDO Os botões de comando são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como PULSADORAS ou COMUTADORAS.
Os botões de comando são muito úteis em montagem de botoeiras e podem ser usados para diversas funções, como ligar, desligar, parar, alertar emergência, iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa, dar partida e outras funções de comandos elétricos.
Significado de Botoeira substantivo feminino Pequena casa na lapela dos casacos masculinos, em que se enfia o pedúnculo de uma flor, botão de comenda etc.
Botoeira sem Retenção Possui um botão Normalmente Fechado, e só ativa a carga quando é pressionado. Ele traz uma grande vantagem, que é a segurança em caso de uma queda de energia, uma vez que, o circuito só é acionado novamente se o botão for pressionado, entretanto, é necessário um segundo botão para desligar.
1 - As Botoeiras Pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento. Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola.
Orienta o operador do guindaste com sinais específicos ou com auxílio de rádios comunicadores para movimentação de cargas, controlando peso e condição de amarrações, alça e trava de fechamento.
De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como pulsadoras ou com trava. As botoeiras pulsadoras só acionam seus contatos frente a ação externa do operador. Tão logo o operador cesse o acionamento do botão, os contatos voltam à posição inicial.
Os comandos elétricos mais comuns são compostos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, onde ficam suas cargas (como os motores e transformadores); e por um circuito de comando, onde ficam as lógicas de acionamento dos dispositivos de sinalização e acionamento (como botoeiras).
O que é necessário para fazer um diagrama de comandos elétricos
1. Comandos Elétricos I Prof. php Página 23 DISPOSITIVOS DE COMANDO São equipamentos de comando elétrico com a finalidade de enviar um sinal elétrico para o acionamento de um equipamento ou interrupção de um circuito de comando, permitindo ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
Dentre os principais componentes podemos citar: os eletrodutos, as caixas, os condutores elétricos, os dispositivos de proteção (disjuntores) e dispositivos de comando (interruptores), tomadas de corrente etc.
(*) Quando um terminal de um componente tem a indicação NC, significa que ele não é ou não está conectado a nenhum lugar. Num circuito integrado, por exemplo, significa que ele está livre ou flutuante e num diagrama significa que aquele ponto não está ligado a nenhum lugar ou não é usado.
A mesma letra R depois dos números significa ? , lê-se ( Ohms) . ... A mesma letra K depois dos números significa Mil ? , lê-se (Mil Ohms).