O termo vidraria volumétrica se refere a recipientes de vidro que são projetados para medir volume de líquidos com alto grau de exatidão. Três desses recipientes – a bureta, a pipeta e o balão volumétrico – são encontrados em todos os laboratórios de análise quantitativa.
Vidrarias de laboratório
Como autoclavar Muitos materiais – principalmente novos – devem ser embalados em papel craft (cor marrom) antes do procedimento, como por exemplo, placas de Petri, caixas de pipetas, tubos, elermeyer, becker etc. Não encha a autoclave até o máximo. Deixe espaço para a circulação do vapor.
As vidrarias são muito importantes, pois elas facilitam a vida dos pesquisadores. As vidrarias são instrumentos que podem ser fabricados em vidro cristal ou vidro temperado. Os equipamentos são usados para adotar medidas de substâncias e analisar reações químicas.
Resposta. Pipeta volumétrica é mais precisa e a mais exata, pois é usada para medir e transferir um volume fixo de um líquido ou solução. Ja a proveta não é de muita precisão, em geral usa-se a proveta para medidas aproximadas, sendo aceitos erros de décimos ou até de alguns ml, conforme o tamanho de seu diâmetro.
O volume a ser transferido deve estar dentro da faixa de volume recomendada para a pipeta. Por exemplo, para transferir 2,48 µL, a pipeta mais adequada é a P-10, já que este volume está dentro da faixa de precisão para esta pipeta.
substantivo feminino Tubo de vidro graduado que transfere por aspiração o líquido de um recipiente para outro, usado em análises e experiências feitas em laboratório.