O cansaço, falta de sono e TPM são fatores frequentemente usados para culparem o aparecimento das olheiras, no entanto, a verdade é que estes são apenas alguns agentes que podem agravar as áreas escuras no tom marrom, preto ou azulado, ao redor dos olhos. Mas afinal, o que causa olheiras?
No entanto, da mesma forma que elas podem aparecer, elas também podem ser eliminadas. Há várias formas de tratar e vamos mostrar nesse artigo também. Além disso, vamos também falar sobre maneiras de evitar esse problema. Boa leitura!
As olheiras podem ser causadas pelo excesso de melanina nos olhos, genética, alergias, envelhecimento, má circulação do sangue, etc. No entanto, há alguns fatores capazes de agravar esse problema.
Fontes: Boa Forma, Sallve, Contox, Sephora.
Máscara caseira: Em primeiro lugar, misture uma xícara de chá de leite, uma colher de sopa de amido de milho e uma colher de sopa de mel. Logo depois, leve ao fogo baixo até engrossar.
As manchas formam uma “coloração marrom ou arroxeada ao redor da região periocular, o que pode gerar um grande desconforto estético para a paciente”. A médica ressalta que as olheiras aparecem em qualquer pessoa, porém são mais frequentes em mulheres.
O chá de camomila é muito famoso quando o assunto é olheiras. Isso acontece pela sua capacidade de rejuvenescimento. A camomila estimula os vasos sanguíneos a voltarem ao tamanho normal, o que reduz o inchaço na região e o aspecto escuro.
“Antes de propor qualquer tratamento para amenizar a olheira, o dermatologista precisa identificar a causa em cada paciente”, explicou Letícia. Além disso, ela não recomenda usar dermocosméticos e outros cremes sem antes de um diagnóstico.
Uma segunda opção interessante para tratar as olheiras é a água boricada ou o soro fisiológico. Ele promove a eliminação mais profunda das impurezas da pele, oferecendo um aspecto mais hidratado.
A genética (há uma clara tendência familiar), os problemas alérgicos (que desencadeiam uma hiperpigmentação inflamatória reativa), a anemia, o stresse, a vida agitada e má higiene do sono, a flacidez e fragilidade cutâneas decorrentes do envelhecimento são os principais factores contribuintes.
As olheiras são áreas de pigmentação mais escura na região periorbitária. Afetam mais frequentemente as mulheres e envolvem de um modo geral, os dois olhos. São, em regra mais alargadas na pálpebra inferior, podendo, nos casos mais graves abrange ambas as pálpebras até ao rebordo orbitário onde se localizam as sobrancelhas, e à região malar e temporal onde se encontram as maçãs do rosto e o limite lateral da face.
O retinol é um derivado da vitamina A muito utilizado no tratamento de rugas e linhas de expressão. “Como também possui ação clareadora, pode ser aplicado nas olheiras, mas, novamente, deve ser um creme próprio para essa região”, ressaltou a dermato.
O excesso de pigmentação ou a hiperpigmentação também é um dos fatores que causa olheiras. Inclusive, é o tipo de olheira mais comum de se ver nas pessoas, sendo as manchas escuras generalizadas.
A forma de aplicar o chá é bem simples. Você deve preparar um chá de camomila concentrado em um saquinho, deixar esfriar e, por fim, colocar alguns minutos no freezer. Depois disso, é hora de aplicar sobre os olhos e deixar agir por uns 15 minutos na pele.
Existem muitos tratamentos para olheiras. Entre eles, “não existe um considerado padrão-ouro, pois o tratamento vai depender da causa. Primeiro, o médico deve avaliar qual a principal causa para poder fazer a escolha do melhor tratamento”. Dentre as opções citadas pela dermatologista, estão:
Além de fatores como genética e envelhecimento da pele, há dois hábitos do nosso cotidiano que podem favorecer o aparecimento de olheiras no nosso rosto. Por isso, vamos mostrar formas de cuidado para não agravar as olheiras no rosto.