A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.
A paixão age como um como analgésico natural contra a dor física e emocional pois ativa um sistema de recompensas no nosso cérebro. Aqui podemos aplicar o “mundo da lua” ao apaixonado, já que com tanta paixão correndo em suas veias, ele esquece até a dor.
Outro hormônio envolvido nos sintomas da paixão é o cortisol, tipicamente envolvido em episódios de estresse. Eles se elevam e, por isso, há a euforia, ansiedade e insegurança durante a paixão. O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera.
De acordo com estudos da antropologista Helen Fisher, o sistema límbico, voltado para as recompensas, é ativado quando estamos apaixonados. Toda vez que você pensa na pessoa amada, mais dopamina é liberada. O seu amor, contudo, não fica restrito apenas à pessoa, mas tudo ao seu redor parece mais “colorido”.
30 meses
dopamina
São Paulo - A Oxitocina é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros. "Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo.
Ela age estimulando as contrações uterinas de forma regulada e abrindo o colo do útero, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal. Após o nascimento do bebê, a ocitocina continua agindo no organismo da mulher, nas contrações uterinas, para diminuir a hemorragia.
No cérebro, há uma explosão de reações causadas pelos neurotransmissores. Um deles é a dopamina, o neurotransmissor do prazer. ... A endorfina atua no sistema límbico, que é a área do cérebro responsável pelo prazer.
EM QUE SITUAÇÃO AS MULHERES LIBERAM A OCITOCINA? É liberada em três grandes momentos da vida da mulher: Parto, amamentação e orgasmo. Quando liberada perifericamente pela neuro-hipófise, atua como um hormônio que estimula a contração uterina no parto e a secreção do leite durante a lactação.
5 formas de aumentar a ocitocina naturalmente