O transtorno comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual o paciente reage fisicamente aos sonhos vívidos, muitas vezes de maneira desagradável, com movimentos súbitos e violentos de braços e pernas durante o sono REM, além de sons vocais.
Por outro lado, quando estamos ansiosos, imaginando tudo que pode dar errado no mundo, aceleramos o cérebro e afastamos o sono, o que pode causar insônia, já que a mente não desliga. Assim, a insônia pode ser descrita até como um dos sintomas da ansiedade.
São inúmeras as questões ligadas as causas da ansiedade. Não conseguir dormir é um sintoma, mas é preciso entender o que está havendo com você mentalmente e fisicamente. O melhor é investigar e entender o que está havendo para ter esse tipo de resposta emocional a situações da vida. A cura pode e deve acontecer.
Ansiedade leve pode fazer indivíduo acordar no meio da noite A médica explica ainda que, em graus leves, a ansiedade pode provocar uma piora da qualidade do sono capaz de tornar as pessoas mais cansadas e sonolentas durante o dia.
Ansiedade pode fazer paciente acordar no meio da noite “Pacientes com transtornos de ansiedade podem ter perturbações do sono, como dificuldade para começar a dormir, despertares ao longo da noite e sono não reparador”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais.
Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse. Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.