Singelamente, ética empírica é aquela que pretende derivar seus princípios da observação dos fatos. Os empiristas sustentam que as teorias da conduta se baseiam no exame da vida moral. Os preceitos disciplinadores do comportamento humano estão implícitos no próprio comportamento.
Ética valorativa. ... A ética dos valores ou ética valorativa constitui basicamente uma inversão do que seria a ética formal kantiana, pois para Immanuel Kant uma ação só é boa,só tem valor, se obedecer ao princípio categórico.
O subjetivismo é a doutrina filosófica que afirma que a verdade é a mentira individual. Cada sujeito teria a sua verdade. A ideia do sujeito é que projetaria o objeto. O subjetivismo atribui a fonte de se cada um tem a sua própria verdade, talvez seja impossível haver entendimento.
A ética absoluta e relativa parte de princípios diferentes e que seus enfoques, na ética relativa sua conduta depende da situação, na ética absoluta sua conduta parte de qual situação.
No que tange à ética relativa, os orientais entendem que os indivíduos devem dedicar-se inteiramente à empresa, que constitui uma família à qual pertence a vida dos trabalhadores. Já para os ocidentais, o entendimento é de que há diferença entre a vida pessoal e a vida profissional.