São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins. As abelhas vivem em uma relação de sociedade, em que os indivíduos vivem juntos e há uma divisão de trabalho entre seus componentes. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho.
A protocooperação é uma relação do tipo interespecífica harmônica. Isso significa que essa relação ecológica ocorre entre organismos de espécies diferentes (interespecífica), e os organismos envolvidos são beneficiados com essa interação, não sendo nenhum prejudicado (harmônica).
A cooperação ocorre de várias maneiras e com propósitos específicos entre os animais. Alguns cooperam para serem sociais e conseguirem reproduzir, enquanto outros colocam o bem-estar do grupo acima de seu próprio potencial reprodutivo.
→ Exemplos de relações ecológicas intraespecíficas Todos os indivíduos trabalham juntos em função da sobrevivência do organismo como um todo. Os indivíduos são bastante dependentes uns dos outros, sendo incapazes de sobreviver isoladamente. Como exemplo, podemos citar os corais e a caravela-portuguesa (figura acima).
A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.
O piolho é um animal que causa muito incômodo quando se aloja em nosso couro cabeludo. Esse inseto alimenta-se do nosso sangue e provoca coceira intensa, que pode causar ferimentos caso o paciente utilize as unhas para se coçar. A relação estabelecida entre o piolho e o ser humano é denominada de: a) mutualismo.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Os indivíduos nessa relação vivem juntos, de maneira fixa, e todos tem vantagem nessa associação.