Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. ... É nessa organela que ocorre o processo de fotossíntese, que é responsável pela produção de glicose para a planta.
Os plastos podem ser separados em duas categorias: cromoplastos (do grego chromos, cor), que apresentam pigmentos em seu interior. O cromoplasto mais frequente nas plantas é o cloroplasto, cujo principal componente é a clorofila, de cor verde. ... leucoplastos (do grego leukos, branco), que não contêm pigmentos.
Os plastos podem ser classificados de acordo com o pigmento que possuem. Aqueles que acumulam carotenoides e não possuem clorofila são chamados de: a) cloroplastos.
Os amiloplastos são organelas não-pigmentadas especializadas em sintetizar e estocar grânulos de amido, formados através da polimerização da molécula de glicose. Eles são encontrados em células vegetais de algumas plantas, especialmente tubérculos e bulbos, como por exemplo na batata.
Plastos da Batata Os amiloplastos são um dos tipos de leucoplastos, os leucoplastos são plastos que não possuem pigmento e portanto não possuem coloração, mas, armazenam substâncias, neste caso, o material armazenado é o amido que é um polissacarídeo e funciona como reserva energética para as células vegetais.
Resposta. Plastos (leucoplastos ou amiloplastos).
Carboidrato
O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes. Sua síntese é consequência do excesso de glicose da fotossíntese. ... Ela é fabricada pelos vegetais por meio da fotossíntese e também é armazenada em forma de glicogênio pelos animais.
Estudos clínicos demonstraram que os amidos resistentes têm propriedades semelhantes a fibras, mostram benefícios fisiológicos em humanos e podem prevenir doenças. Por não ser digerido no intestino delgado, este tipo de amido se torna disponível como substrato para fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon.
Uma das propriedades mais importantes do amido é a gelati- nização, que possibilita absorção, no aquecimento, de até 2,5 mil vezes seu peso em água. ... Apresentando somente ligações α-glicosídicas, o amido é potencialmen- te digerível pelas enzimas amilolíticas secretadas no trato digestivo humano.
◦ DEXTRINIZAÇÃO: amido submetido ao calor seco → quebra das partículas de amido, tornando-o mais solúvel, dificultando a formação de grumos, melhorando sua digestibilidade.