Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares. ...
1 – (UPE) Segundo o sociólogo alemão Ferdinand Tönnies, há uma profunda diferença entre o conceito de Comunidades com o conceito de Sociedade. ... c) Uma comunidade é unida de acordo com a existência de um sentimento de afetividade coletiva, enquanto a sociedade é uma união de acordos racionais de convivência.
Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos.
Segundo o artigo 1.
Considere a existência dos seguintes tipos de sociedade empresarial:
Existem 9 tipos de sociedade empresarial: Sociedade Simples, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade Cooperativa, Sociedade em Conta de Participação, Sociedade de Advogados.
A espécie societária denominada “Simples” constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público. Os sócios, nessa espécie de sociedade, podem responder subsidiariamente, ou não, pelas obrigações sociais.
De acordo com o Direito Comercial brasileiro as formas mais comuns de constituição de empresas são: Firmas individuais, Sociedade anônimas, Sociedades por Quotas de responsabilidade limitada, Sociedade em nome coletivo, Sociedade em comandita simples e Sociedade de capital e indústria.
Uma sociedade personificada pode ser subdividida em duas classificações: ... Visto a abrangência de sua denominação, consequentemente há uma variedade de espécies as quais podem se encaixar como uma sociedade empresária, sendo as Sociedades Anônimas e as Sociedades Limitadas os exemplos mais comuns.
As sociedades não personificadas - arts. 986 a 996 do CC/2002 -, por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato.
É considerada sociedade personificada toda aquela que possui registro de seus atos constitutivos em órgão competente. Antes mesmo de começar a as atividades econômicas o empresário deverá se inscrever no registro de empresas mercantis, que dá através das juntas comerciais dos estados, como preleciona os arts.
Conforme reza o código civil, são sociedades não personificadas as sociedades em comum, previstas pelos arts. 986 a 990 e as sociedades em conta de participação, reguladas pelos arts. 991 a 996.
São exemplos de sociedades personificadas disciplinadas pelo Código Civil de 2002: Sociedade em Conta de Participação e Sociedade Limitada. ... Sociedade em Conta de Participação e Sociedade em Comandita Simples. Sociedade Anônima e Sociedade em Comum.
NA DICÇÃO DO ARTIGO 986 DA LEI CIVIL, SOCIEDADE EM COMUM É A SOCIEDADE CUJOS ATOS CONSTITUTIVOS NÃO FORAM DEVIDAMENTE REGISTRADOS. ... DE ACORDO COM O ARTIGO 987 DO CÓDIGO CIVIL, NOS LITÍGIOS ENTRE OS SÓCIOS A PROVA ESCRITA É VITAL À DEMONSTRAÇÃO DA EXISTÊNCIA DA SOCIEDADE EM COMUM.
A principal característica da sociedade personificada simples é o fato de que os bens pessoais dos sócios podem ser executados a fim de quitar dívidas do empreendimento, no entanto, somente depois que os bens sociais da companhia já foram liquidados sem ter sido o bastante.