Parônimos são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia. Homônimos são palavras diferentes no sentido, mas que têm a mesma pronúncia. Dividem-se em homônimos perfeitos e homônimos imperfeitos. semelhança na escrita e na pronúncia.
Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. ... A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar) Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
Homônimos são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da mesma forma, como cem e sem. Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos: 1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
Na polissemia, observamos a utilização de uma palavra ou expressão que nos apresenta mais de um significado. A diferença aqui é que, diferente da ambiguidade, a polissemia aponta múltiplos sentidos de uma palavra/expressão. A partir dela é que o contexto se torna múltiplo.
«[Polissemia é a] propriedade semântica das unidades lexicais ou dos morfemas que possuem mais do que um significado.» «[Homonímia é a] propriedade característica de duas unidades básicas que partilham a mesma grafia e/ou a mesma pronúncia, mas que conservam significados distintos.»
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.
Resposta. Explicação: A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.
Ela basicamente surge para viabilizar a construção de modelos de linguagem natural. ... Uma descoberta importante do texto-sentido foi o reconhecimento de que os elementos do léxico (unidades lexicais) em uma língua podem estar relacionados com outros em um sentido semântico abstrato.
O sentido literal, ou denotativo, é o significado genuíno, próprio, das expressões e enunciados. Esse tipo de construção de sentidos é utilizado em textos que têm como objetivo principal informar, argumentar, orientar.