Fontes de proteína animal: Carnes vermelhas e brancas A proteína animal — tanto carnes quanto ovos, leites e seus derivados — fornece a melhor qualidade que podemos consumir desse nutriente. Isso é explicado graças à integridade das proteínas desse tipo.
Alguns produtos de origem animal são fontes completas de proteína, como:
9 alimentos que ajudam a substituir a proteína animal
1. Soja – completa, com todos os aminoácidos essenciais, é considerada a rainha das proteínas vegetais. A “carne” e a bebida de soja, assim como o tofu, são ingredientes indispensáveis na cozinha veggie. O grão pode ser consumido em saladas, refogados, sopas.
Alimentos com proteína vegetal
Amendoim. Fica no topo do ranking por ser a menos calórica das castanhas e a que tem mais proteínas --são 25 g a cada 100 g.
A cada 100g do alimento, 14 são proteínas. É rico em cálcio, ferro, ácidos graxos ômegas 3 e 6 e vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.
farelo de aveia
Protege os ossos. A quinoa apresenta boas quantidades de fósforo, magnésio e cálcio, minerais essenciais para a saúde óssea, principalmente em mulheres pós-menopausa. Além disso, contém o aminoácido lisina, que contribui bastante para o fortalecimento dos ossos, pois ajuda na absorção de cálcio.
3 dias
Deixar os grãos e cereais de molho na água antes do cozimento é importante para anular os fitatos – substâncias que impedem a absorção de nutrientes, como o cálcio e o ferro. Esse processo também evita que eles fermentem e provoquem aquela sensação de barriga estufada.
Deixar leguminosas (como feijão, lentilha ou ervilha) e outros grãos de molho é fundamental para eliminar os antinutrientes - substâncias que podem atrapalhar a absorção de vitaminas, minerais e causar problemas de digestão. ... Por isso, é de suma importância garantir que os grãos fiquem de molho durante o tempo adequado.
Escolher e lavar a ervilha. Deixar de molho em água por 1 hora no mínimo.