A palavra compósito (do inglês composite) significa que dois ou mais materiais são combinados numa escala macroscópica para formar um terceiro material.
Fibras de reforço Na maioria dos casos, fibras de vidro, de carbono e aramida são usadas em plásticos reforçados com fibras. Da perspectiva do designer, as características mecânicas dos materiais são particularmente importantes.
Os compósitos mais simples são formados por duas fases: uma chamada de matriz, que é contínua e envolve a outra fase, que é normalmente chamada de fase dispersa. Para os compósitos reforçados com fibras, a fase dispersa tem geometria com uma razão alta entre comprimento-diâmetro.
Um material compósito é a combinação de dois ou mais materiais que têm propriedades que os materiais componentes isoladamente não apresentam. Eles são, portanto, constituídos de duas fases: a matriz e o elemento de reforço, e são desenvolvidos para otimizar os pontos fortes de cada uma das fases (Budinski, 1996).
As propriedades dos compósitos poliméricos dependem basicamente dos seguintes fatores: propriedades dos componentes individuais e composição; grau de interação entre as fases; razão de aspecto e porosidade da carga; grau de mistura entre os componentes.
O ensaio de embutimento avalia a estampabilidade de materiais, relacionando propriedades mecânicas e estruturais da peça com as máximas deformações possíveis de ser realizadas sem que ocorra ruptura, esse ensaio segue as normas ASTM E643-84, NBR5902 e ISO 20482.