Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons.
Tem mais depois da publicidade ;) Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C). Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A).
Um elemento químico é conceituado como um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), isto é, a mesma quantidade de prótons no núcleo. Observe que a diferença está no número de massa, o que significa que eles possuem número de nêutrons diferentes. ...
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. ... Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
isótopos: possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa; isóbaros uma vez que possuem mesmo número de massa e diferentes números atômicos; isótonos pois apresentam o mesmo número de nêutrons.
-São chamados isótono, isóbaros e isótopos elementos que apresentam, respectivamente, igual número de: * nêutrons-massa-prótons. prótons- nêutrons-massa. prótons-elétrons-nêutrons.
Conceitualmente, isóbaros são átomos que apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z). ... O átomo é formado por prótons (p), nêutrons (n) e elétrons (e-). Os prótons, que possuem carga elétrica positiva, e os nêutrons, que são neutros, estão localizados no núcleo atômico.
Têm-se os seguintes átomos e íons genéricos: São, respectivamente, isoeletrônicos, isótopos, isóbaros, isótonos e pertencem ao mesmo elemento químico os seguintes pares: a) B1+ e E2+ / A e D / C e F / B e E / A e D b) B1+ + E2+ / C e F / A e D / C e B / B e D c) A1+ + F / B e C / C e E / B e D / A e D d) A1+ e E2+ / A ...
Radioisótopos é o nome dado aos isótopos radioativos, como, por exemplo, o urânio e o hidrogênio. Os Radioisótopos se referem a Isótopos que emitem radiação, ou seja, Isótopos radioativos.
* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Isto é feito porque o urânio-235 (U-235) é altamente fissionável, enquanto o urânio-238 (U-238) é bem mais estável, o que permite controlar a energia produzida na reação em cadeia através da proporção entre eles.
Plutônio é um metal actinídeo radioativo cujo um dos isótopos, plutônio-239, é um dos três isótopos físseis primariamente utilizados. Urânio-233 e Urânio-235 são os outros dois. Plutônio-241 é também altamente físsil. ... Essa é a energia que faz do Pu-239 utilizável em armas nucleares e reatores nucleares.
Para medir a capacidade de uma bomba dessas, usam-se os termos quiloton e megaton _um quiloton equivale a mil toneladas de TNT; um megaton equivale a 1 milhão de toneladas.