Os carotenoides são pigmentos lipossolúveis responsáveis pela coloração laranja, amarela e vermelha de vários organismos, tais como os vegetais. Os carotenoides são importantes pigmentos lipossolúveis responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais.
Entre as substâncias que desempenha papel antioxidante e função de neutralizar os radicais livres estão os carotenoides, flavonoides e vitamina E, que impedem que danos sejam causados nas membranas da célula.
Comer alimentos ricos em carotenoide, também presente na batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre, favorece um bronzeamento mais rápido. Estes alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia), o que equivale a duas cenouras e um mamão papaia.
Largamente utilizados como corantes alimentares, os carotenoides são um grupo de pigmentos naturais com grande importância nutricional para a dieta humana. ... As hortaliças são consideradas alimentos fundamentais para o aporte de compostos funcionais, entre os quais se destacam justamente os carotenoides.
O organismo humano obtém os carotenoides através da alimentação (mamão, cenoura...). Os carotenoides são precursores da síntese da vitamina A. Sua importância está na respiração celular aeróbia e na participação da formação de pigmentos retinianos (neste caso, prevenindo a cegueira noturna).
Carotenos são pigmentos orgânicos pertencentes ao grupo dos carotenoides responsáveis pelas cores amarela, vermelha, verde e alaranjada de vegetais, algas, fungos, da gema do ovo e da manteiga. ... O licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate tem 11 ligações e é capaz de absorver do ultravioleta ao vermelho.
O betacaroteno é um antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imune, sendo muito importante na prevenção de doenças. Além disso, também contribui para uma pele mais saudável e bonita, já que ajuda a proteger a pele do sol e a melhorar o bronzeado.
Carotenos propriamente ditos: formados por carbono e hidrogênio, como por exemplo o beta-caroteno ( pró-vitamina A ) ou o licopeno. Ambas são moléculas altamente apolares. Xantofilas: são carotenóides polares, funcionalizados com diversos grupos oxigenados como hidroxilas ou cetonas.
O betacaroteno é um corante natural e uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. à pele, dá vivacidade aos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de contribuir para o metabolismo de gorduras.
Corantes naturais: São aqueles obtidos a partir de vegetais ou , eventualmente de animais. Corantes artificiais : São aqueles obtidos por processo de síntese, com composição química definida.
Carotenóides
Quando pensamos em algumas plantas ou partes destas podemos saber quais pigmentos estão presentes: cenoura, por exemplo, é rica em carotenóides, o repolho roxo é rico em antocianina, assim como a berinjela e a beterraba; já todas as folhas verdes – alface, couve – são ricas em clorofila.
Os vegetais possuem pigmentos que dão cor às suas folhas e, por vezes, às suas flores. As organelas em que esses pigmentos se encontram são chamadas de plastos e estão presentes em células de plantas e de algas. Os principais tipos de plastos são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.
Os carotenóides acumulam-se em cloroplastos de todas as plantas verdes como uma mistura de a e b-carotenos, b-criptoxantina, luteína, zeaxantina, violaxantina e neoxantina, estando complexados não-covalentemente com proteínas.
Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
A teoria endossimbiótica admite que cloroplastos e mitocôndrias tiveram sua origem a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte.
Isso foi de extrema importância para a evolução da vida na terra, uma vez que os organismos mais complexos passaram a se desenvolver, com o saldo energético proveniente da respiração. Além disso, a partir desse momento houve o intenso aumento da concentração dos gases atmosféricos CO2 e O2.
Essas organelas são envoltas por duas membranas lipoproteicas e possuem internamente uma rede de membranas complexas. Geralmente os plastídios são classificados de acordo com o tipo de pigmento que apresentam. No caso dos cloroplastos, o pigmento encontrado em maior quantidade é a clorofila, um pigmento verde.
São plastídeos verdes responsáveis pela fotossíntese e produção de energia através da síntese de glicose. Eles contêm clorofila, um pigmento verde que absorve energia. Os cloroplastos são comumente encontrados em células especializadas chamadas células-guarda, localizadas em folhas e hastes das plantas.
As clorofilas localizam-se nos cloroplastos, sendo esta organela o continente da fotossíntese, isto é, onde ocorrem as duas reações importantes: a fotoquímica, nas membranas dos tilacóides e a bioquímica, no estroma do cloroplasto.
Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde.