Ondas luminosas são do tipo transversais, pois resultam de oscilação de sinais eléctricos e magnéticos em direções que são perpendiculares entre si e perpendiculares a uma relação/direção de propagação das ondas.
De acordo com sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica, eletromagnética ou gravitacional; de acordo com as direções de propagação, classifica-se como unidimensional, bidimensional ou tridimensional; e de acordo com a direção de vibração, como longitudinal ou transversal.
violeta
E você não consegue enxergar justamente por isso. Os raios eletromagnéticos com freqüências menores que as da cor vermelha são chamados de raios infra-vermelhos. Já os raios de freqüência maior que a do violeta são chamados ultra-violetas. Estão fora do alcance da visão HUMANA, portanto não são considerados luz.
Infravermelho: significa ondas com frequência abaixo da luz vermelha. Essa luz vermelha é a luz visível de menor frequência. Ultravioleta: tem esse nome porque possui ondas com frequência acima da luz violeta, que é a luz visível com maior frequência.