EQST

O Que So As Espculas Qual Sua Funço No Corpo Das Esponjas?

O que são as espículas qual sua função no corpo das esponjas?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?

1.

Qual tecido é encontrado nas esponjas?

tecido conjuntivo

Quais são as células que compõem o corpo das esponjas?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Qual o tipo de esponja que possui a estrutura mais complexa?

As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa.

Quais são os três tipos de esponjas?

Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular. Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon; Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas.

Quais são as estruturas presentes na maioria das esponjas?

Resposta. A Parede das esponjas são feita de espiculos, e esses espiculos podem ser compostos de minerais como carbonato de calcio ou silica (originam esponjas de vidro) esses compostos que são os "esqueleto" da esponja podendo causar um atrito e machucar a pele.

Qual é a função dos Poriferos?

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.

Qual é a relação do Amebócito com a alta capacidade de regeneração das esponjas?

A grande capacidade de regeneração das esponjas deve-se aos amebócitos, células totipotentes capazes de multiplicar-se e originar todos os tipos de células, reconstituindo as partes perdidas. São animais sem tecido verdadeiro, sendo assim tem grande capacidade de regeneração.

Qual é a explicação para a grande capacidade de regeneração dos Poríferos?

Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células.

O que facilita a regeneração dos Poriferos?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Qual a importância de se preservar seres como os Poríferos mesmo sem saber ainda todas as suas potencialidades?

Resposta. Os poríferos possuem grande importância - fazem simbiose com organismo fotossintéticos ( violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Os corais, pequenos pólipos fabricantes de exoesqueleto que organizam-se em colônias,são muito ricos em biodiversidade marinha.

Qual a importância da preservação da natureza como um todo Qual o motivo de preservarmos toda a biodiversidade existente?

A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.

Porque os cnidários são mais complexos do que os Poriferos?

Resposta. Os poríferos não possuem sistema digestório, nem excretor, nem respiratório, nem circulatório, nem nervoso. Sua reprodução é assexuada e também são sésseis, ou seja, não se locomovem. Entretanto, os cnidários por outro lado, já possuem sistemas digestório e nervoso, e também podem se locomover.

Qual é o significado do ecossistema?

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

O que acontece em um ecossistema?

Um ecossistema é um sistema dinâmico, onde comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio - água, luz, ar, minerais e nutrientes.

Quais são os elementos básicos de um ecossistema?

Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.