Os alimentos reguladores são principalmente frutas, verduras e legumes, como cenoura, laranja, banana e couve, por exemplo, sendo importante serem incluídos na alimentação do dia-a-dia.
Os alimentos energéticos são representados principalmente por alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas e arroz. Os carboidratos são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar.
Os alimentos energéticos são aqueles que, no processo de digestão, tornam-se rapidamente fonte de energia para as funções do nosso organismo. Como o próprio nome diz, esses alimentos são responsáveis por fornecer combustível para que nosso corpo possa desempenhar todas as suas funções normalmente.
Os nutrientes energéticos são os nutrientes que fornecem energia para todas as atividades do organismo, como pensar e andar. Os principais nutrientes energéticos são os hidratos de carbono e os lipídios.
Os carboidratos, como pães, bolos, cereais e arroz, têm um papel importante, pois eles fazem parte da base alimentar. Cerca de 1g de carboidrato fornece cerca de 4kcal e sua absorção é mais acelerada. Quando os carboidratos são consumidos, depois do processo de metabolização, eles se transformam em fonte energética.
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.
Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.
5 alimentos ricos em carboidratos que fazem bem à saúde
Carboidratos refinados: farinhas brancas, pães brancos, arroz branco, macarrões ou massas não integrais, biscoitos, bolachas e bolos. Açúcares, doces e refrigerantes. Comer poucas vezes ao dia e quando comer, em quantidades erradas.
Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Resposta. Resposta: São a torrada e o pão.
A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.