Na psicologia, estímulo é um padrão de energia (como a luz ou o som) que é registrado pelos órgãos dos sentidos. Em behaviorismo e condicionamento clássico, o estímulo constitui a base do comportamento e este constitui na percepção.
NS - Estímulo Neutro É quando um estímulo não provoca qualquer tipo de resposta, Ex.
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.
6- Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos. São condicionados através do feedback e do processo de estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo.
Assim a principal diferença entre o reflexo condicionado respondente e o operante é: No condicionado a resposta do indivíduo ao estímulo é automática. Enquanto que, no operante a resposta do indivíduo ao estímulo é voluntária.
A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.
No condicionamento clássico, o processo de aprendizagem ocorre mediante a associação de um estímulo inicial (por exemplo o cheiro de uma comida) que provoca no organismo uma resposta incondicionada regular e mensurável (por exemplo a salivação), com um evento neutro (por exemplo um som qualquer) que não provocava a ...
Para que surja um reflexo condicionado é preciso que existam certas condições: coexistência no tempo, várias vezes repetida, entre o agente indiferente e o estímulo incondicionado (no caso, o som da campainha e a apresentação da carne); o agente indiferente deve preceder em pouco tempo o estímulo incondicionado.
O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a ...