Note que a oxidação completa de uma molécula de glicose a CO2 pela via glicolítica e pelo ciclo de Krebs leva à formação de duas moléculas de ATP, duas moléculas de GTP, 6 moléculas de NADH e duas moléculas de FADH2.
Quando usado para produzir energia, o acetil-CoA vai para o ciclo de Krebs, onde será oxidado, produzindo CO2, água e GTP(energia). Os produtos da oxidação são oxidados pelo oxigênio na Fosforilação oxidativa, gerando ainda mais energia. Somado com a glicólise, são produzidos 38 ATP por molécula de glicose.
O cianeto tem uma grande afinidade pelo Fe3+, mas não pelo Fe2+. Ele se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado ferroso. Isso bloqueia toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.
O tratamento consiste em inicialmente remover o cianeto através do uso de uma solução de NaOCl, durante um período de overnight, de modo a oxidar o cianeto a carbono inorgânico.
Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
O cianeto pode ser encontrado naturalmente em baixas concentrações no solo, na água e em vegetais, como a mandioca brava. As principais fontes de emissão antropogênica são a mineração, as indústrias químicas e de processamento de metais e a exaustão veicular.
O cianeto CN- atua bloqueando a cadeia respiratória, visto que ele possui uma alta afinidade com o Fe3+ que está presente no grupo heme do citocromo c oxidase, um transportador móvel de elétrons.
Durante o processo de lixiviação por cianeto, uma solução de cianeto, ou lixiviante, é filtrada através do minério contido em tanques, colunas ou pilhas. O ouro é dissolvido pelo cianeto e depois removido da pilha ou coluna. Depois ele é extraído da solução de lixívia impregnada por absorção do carbono ou resinas.
Resumidamente, a mineração do ouro acontece da seguinte maneira: Estudos topográficos são realizados na área, a fim de analisar-se as amostras do minério antes de iniciarem-se as perfurações. A segunda etapa refere-se à extração do minério, seguida pela terceira etapa, conhecida como beneficiamento.
O processo de lixiviação do ouro com cianeto é conhecido por causar grandes impactos ambientais e para a saúde humana. A cianetação do ouro, nome dado a esse processo, é utilizada para extrair ouro a partir de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o ouro dentro da rocha, retirando-o em forma líquida.
Desenvolveu-se um processo de lixiviação-precipitação no qual este material é lixiviado em ácido clorídrico utilizando peróxido de hidrogênio como oxidante, sendo que, após filtração, a solução é tratada com dióxido de enxofre, precipitando cerca de 90% do ouro na forma de um produto de alta pureza.
Para recuperar esses metais, há, basicamente, dois caminhos. Um é a pirometalurgia, que consiste em incinerar o lixo eletrônico (incluindo peças de plástico etc.) e, depois, separar os metais por ponto de fusão (o zinco, por exemplo, derrete a 419,5ºC, enquanto a prata, a 961,8ºC).
Como extrair ouro do lixo. Para recuperar esses metais, há, basicamente, dois caminhos. Um é a pirometalurgia, que consiste em incinerar o lixo eletrônico (incluindo peças de plástico etc.) e, depois, separar os metais por ponto de fusão (o zinco, por exemplo, derrete a 419,5ºC, enquanto a prata, a 961,8ºC).
“Querendo experimentar se um mineral ou uma pirita contém ouro, se deve dissolver a dita pirita com ácido nitro fumante, o qual dissolve tudo, excetuando o ouro, e enxofre, que fica no fundo do vaso; e se a pirita é arsenical, antes da dissolução se deve torrar; deste modo se tira muita mais quantidade de ouro, que com ...
A extração dessas chamadas terras-raras, por exemplo, envolve o uso de ácidos (sulfúrico e fluorídrico, por exemplo), o que gera grandes quantidades de resíduos tóxicos. "Para extrair o ouro que vai em apenas um celular é preciso escavar 10 kg de terra de minas.
ouro enquanto as placas-mãe tem até 566 ppm de ouro (Jirang, 2008). circuito de memórias RAM.
Os celulares modernos são pequenos depósitos de metais preciosos. Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro, 0,34 de prata, 0.