Caso não seja congelada, a carne deve ser consumida em um prazo pequeno, de 2 a 3 dias. carne-de-sol não é uma carne totalmente desidratada, e portanto está sujeita à contaminação tal como uma carne in natura. Tradicionalmente, a carne-de-sol é frita ou grelhada na manteiga de garrafa, ou ghee.
Colocar a manteiga na panela de pressão. Logo em seguida colocar a carne de sol cortada e refogar um pouco. Fechar a panela e logo que começar a pressão baixar o fogo ao mínimo e deixar cozinhar por mais ou menos 40 minutos. Desligar a pressão e verificar se a carne está macia (deverá estar com bastante água).
Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
Coloque a carne num bowl e cubra com água. Leve ao refrigerador e troque a água a cada 3 ou 4 horas. Faça isso pelo menos 3 vezes.
Modo de Preparo
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer. Pode ser descongelada diretamente no micro-ondas ou no fogo.
Carne-seca é a variação mais popular Ao contrário da carne de sol, seu processo de secagem inclui uma etapa exposição ao sol e uma quantidade generosa de sal. Por conta disso, ela também é a variação mais salgada e pode durar até 4 meses fora da geladeira (em temperatura ambiente).
Como guardar suas carnes Caso todo o processo seja feito corretamente, o alimento pode ser conservado por até 3 meses. Mas caso a carne seja guardada temperada, sua durabilidade diminui, chegando até 3 dias na geladeira e no freezer até 1 mês.
Quase todos os tipos de carne podem ser congeladas, com exceção dos miúdos e das vísceras, que devem ser consumidos imediatamente ou fervidos e usados em até dois dias, no máximo. ... Nunca tempere a carne que será congelada, pois pode alterar o seu sabor.
Tanto carnes suínas como bovinas (assim como outras como a de frango), devem ir ao freezer ou congelador em uma embalagem que contenha o mínimo de ar possível (ou de preferência que seja a vácuo, o que ajuda a conservar a carne por mais tempo).
Nunca use papel alumínio para o congelamento, porque ele não tem aderência, e assim facilita a formação de cristais de gelo, que podem contaminar da comida. Na hora de descongelar, pode ir do freezer direto para o forno ou microondas.
O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido. No congelamento, as características da comida crua ou cozida não são alteradas, desde que ela seja armazenada da forma correta.
Carnes vermelhas devem ser congeladas sem tempero Peças de picanha, alcatra, filé mignon e outras carnes vermelhas devem ser congeladas, e de preferência sem nenhum tempero. Ou seja, o ideal é que você as armazene no congelador ainda embaladas (inteiras, sem nenhum corte) e só retire na hora de temperar e cozinhar.
Forre uma assadeira com filme plástico e faça uma camada de bifes bem esticados, de preferência sem sobreposição. Cubra com filme plástico e leve ao congelador até que todos os bifes estejam congelados. Agora é só tirar da assadeira, juntar num saquinho plástico e guardar no congelador.
Nestes casos, coloque a carne em uma embalagem bem fechada e coloque-a submersa em uma tigela grande com água fria corrente. Assim como no descongelamento em geladeira, o tempo de descongelamento depende do tamanho da carne. Pequenos pedaços descongelam dentro de uma hora. Cortes maiores levam de 2 a 3 horas.
Separe os pedaços de carne em porções pequenas, coloque em sacos ou potes e use adesivos com os nomes e a data de validade. Se as peças de carnes já vieram assim do supermercado, é só levar para o congelador!