Alinhamento
2 O ARTIGO CIENTÍFICO Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12pt para os títulos e texto, 10pt para citações diretas longas e notas de rodapé.
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
O resumo dentro das normas ABNT exige que o problema da pesquisa seja abordado diretamente....Os resumos devem conter, necessariamente, os pontos a seguir respeitando a ordem estabelecida.
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.
4 passos para fazer um bom resumo
Técnica 1: Leia fora de ordem
Análise da metodologia. Ao analisar a metodologia, o avaliador precisa compreender os procedimentos adotados na pesquisa científica. A escrita deve estar detalhada para permitir ao leitor compreender de que forma o autor executou a pesquisa.
A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Identificar quaisquer falhas/erros no artigo (técnico e/ou apresentação). Confirmar que, na sua opinião, este é um trabalho original (sem plágio e sem resultados já publicados). Prover crítica construtiva aos autores, para que estes possam melhorar o artigo.
Relevância (enquadramento do artigo) – observe se o artigo produzido se adequa a publicação ou evento. É importante uma pesquisa prévia de quais eventos e publicações mais se adeque ao seu artigo produzido.
Como avaliar trabalhos científicos
A metodologia é parte integrante de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também chamada de metodologia científica, seu objetivo é explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho de TCC.
Os tipos mais comuns de revisão por pares são: Fechado – onde os revisores estão cientes das identidades dos autores, mas os autores não sabem quem revisou seu manuscrito. Duplo cego – neste caso, nem autores nem avaliadores sabem a identidade um do outro.
Segundo Lilian Nassi-Calò, em um artigo para a SciELO, a avaliação por pares – em inglês, peer review – é a revisão de um trabalho científico por especialistas da área do conhecimento do trabalho submetido para avaliação, por isso chamado de pares.
Revisão por pares (peer review) de artigos científicos é a avaliação de resultados de pesquisa ou propostas de projetos quanto à competência, significância e originalidade conduzida por especialistas qualificados que pesquisam e submetem para publicação trabalhos na mesma área (pares).
Ou seja, a avaliação por pares exige que os alunos dêem feedbacks e notas (ou ambos) para seus pares sobre o seu desempenho dentro da sala de aula. Esse processo é feito com base nas percepções de excelência do aluno para a atividade proposta pelo o professor.
A avaliação avaliação duplo-cego, também chamada de “double blind review”, é tida, pelos pesquisadores, como a forma mais eficaz de se avaliar trabalhos científicos. Na avaliação duplo-cego, tanto os autores como os avaliadores têm a identidade omitida.
Confira, abaixo, quais são os fatores avaliados pela banca do TCC: