Nós veneramos a Bíblia porque a plenitude da revelação, que é Jesus Cristo, poder ser descoberta por nós através da mediação da Escritura. Assim todo esforço que fazemos para conhecer a Sagrada Escritura está finalizado a conhecer o próprio Cristo. ... Por isso nós os chamamos de Sagrada Escritura. Bom mês da Bíblia!
Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem à figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim vulgar, popularizando, assim, o seu conteúdo.
Abre tua mão para o teu irmão
dia de outubro
Este ano, 2020, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11).
Malaquias
Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o Tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová.
O Antigo Testamento, é a compilação composta pelas Escrituras Hebraicas, contendo 46 livros. ... Para os hebreus, o Antigo Testamento é também conhecido pelo acrônimo Tanakh, que ressalta as divisões válidas para eles: Livros da Lei (Torá), Livros dos Profetas (Nevi'im) e os Escritos (Ketuvim).
5 – Profetas menores Este é o último grupo de livros do antigo testamento e está dividido em 12 livros que contam a história e ministérios de 12 grandes profetas de Israel.
O Livro de Jó
O texto em Hebraico ou o Texto Massorético da Torá tem-se por tradição que foi fixada no século IV d.C., mas os manuscritos mais antigos existentes que sejam completos ou quase completos são o Codex Aleppo, de cerca do ano 920, e o Códice de Leningrado, datado do ano 1008.
Assim, nesta obra vamos investigar o Pentateuco (ou a Torah), que consiste nos cinco primeiros livros da Bíblia – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – e outros livros históricos que fazem parte da base da ciência teológica e que relatam cerca de 500 anos da história de Israel.