Tecido muscular é um tipo de tecido animal que apresenta como característica mais marcante sua capacidade de contração. Esse tecido é essencial para o funcionamento do nosso corpo, sendo ele o responsável por garantir, por exemplo, os nossos movimentos e o batimento do coração.
Sarcômero é a unidade que se repete nas miofibrilas e é composto pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos).
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Função. Existem três tipos de troponinas: T, I e C (siglas: TNT, TNI e TNC). Juntas elas actuam sobre os filamentos de actina, regulam a força e velocidade da contração muscular. Tem grande afinidade pela tropomiosina.
A contração somente será possível caso íons de cálcio (Ca2+) sejam exportados dos retículos sarcoplasmáticos e façam uma ligação a troponina, sendo que esta movimenta os filamentos de tropomiosina, desbloqueando os sítios de ligação entre actina e miosina.
A Tropomiosina é uma proteína filamentosa, que se localiza cursando ao longo do sulco de cada filamento torcido do filamento de actina. No repouso sua função é cobrir o sítio fixador de miosina na actina. ... Troponina T (Tropomiosina) tem a função de ligar o complexo troponina a tropomiosina.
A troponina I mostrou que é eficaz para predizer o risco de mortalidade e de eventos cardíacos em pacientes com angina instável, para estimar o tamanho do infarto após reperfusão e por ser um marcador específico de lesão cardíaca durante a cirurgia de revascularização miocárdica [6].
Aumento de troponina cardíaca = injúria miocárdica Não obrigatoriamente. Dizemos que há infarto agudo do miocárdio quando há morte de células cardíacas devido à desbalanço entre oferta e demanda de oxigênio. Classicamente isto acontece quando há instabilização de uma placa coronariana.
Ao ligar íons de cálcio, a troponina altera sua forma e desliza a tropomiosina para fora, expondo os sítios de ligação actina-miosina; -A miosina interage com a actina em ciclos de pontes cruzadas, como descrito anteriormente.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina. Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares.
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).