Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. Alguns representantes conseguem locomover-se rastejando-se, colocando os braços voltados para o substrato e, literalmente, andando sobre suas pontas.
O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
O nome do filo, Echinodermata (do grego echinos, espinho, e dermatos, pele) refere-se ao fato de a maioria dos equinodermos apresentar espinhos na superfície do corpo. Todos os equinodermos vivem no mar. São representantes do filo as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolachas-de-praia, e holotúrias (pepinos-do-mar).
Cordados
Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.
Echinodermata
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro.
Existem cerca de 1.
Resposta. A estrela-do-mar é um ser vivo E é um animal invertebrado, ou seja, não possui coluna vertebral. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
As estrelas do mar além de lindas, são também bem excêntricas. Primeiramente, a primeira característica perceptível são seus inúmeros braços, o que na verdade são as cinco pontas dela que formam sua simetria. E é justamente por ela ter essa simetria, que ela se chama estrela do mar.
Os animais marinhos podem ser observados em seu habitat sem perturbá-los e sem que se cause danos. Capturar estrelas-do-mar, caranguejos e peixinhos para observá-los ou brincar com eles é um comportamento imoral e prejudicial ao ecossistema. Em alguns países, chega a ser ilegal.
As estrelas-do-mar podem possuir sexos separados a maioria dos Asteroides podem apresentar reprodução assexuada, é comum que isso envolva uma divisão do disco central, de forma que o animal se separa em duas partes. Cada metade então regenera a parte perdida do disco e dos braços, formando assim outra estrela.
Se não quiser usar álcool isopropílico, pode substituir por formol, uma solução de uma parte de formol e cinco partes de água. Usar essa solução fornecer à estrela-do-mar um forte cheiro químico que irá diminuir gradualmente quando ela estiver completamente seca.
Faça uma mistura de partes iguais de água sanitária e água em um balde ou bacia grande. Ponha as conchas resistentes na solução usando as luvas de borracha. Escove-as com a escova de dentes velha. Deixe-as de molho por uma hora.
Como cuidar de uma estrela-do-mar em um aquário
Sinta os pés ambulacrários em baixo da estrela do mar. Pés ambulacrários são as centenas de estruturas cilíndricas e vazias em baixo da estrela do mar. Caso se retraiam ao toque do seu dedo, a estrela está viva. Caso estejam claudicantes, ela está severamente doente ou morta.
As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.
As estrelas do mar podem ser a chave para o tratamento contra doenças inflamatórias, como asma e artrite. Os pesquisadores da Associação Escocesa de Ciências Marinhas descobriram que a substância viscosa que cobre estes seres serve como uma espécie de “teflon”, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos.
ostras
então não! Explicação: Animal séssil é aquele que não se locomove, como no casos das esponjas (poríferos). Porém, a estrela do mar é um equinodermo e se locomove lentamente por meio dos seus pés ambulacrários(túbulos com ventosas).
A regeneração completa pode demorar até um ano. ... Muitas estrelas-do-mar reproduzem-se por fissão do disco central em duas partes iguais, cada uma das quais regenera a parte perdida. É vulgar serem produzidos neste processo braços funcionais extra.
As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.