verbo transitivo Tirar a guarnição a; desadornar; desenfeitar. Tirar a guarnição militar ou o que protege militarmente: desguarnecer de soldados, armas etc.
substantivo feminino Expressão violenta e injuriosa; insulto, ofensa, objurgatória: proferir invectivas contra alguém. Ação ou efeito de invectivar, de atacar alguém com injúrias, insultos. Etimologia (origem da palavra invectiva). Feminino de invectivo.
Ordem Quilônios: os quilônios ou testudinata são os jabutis, tartarugas e cágados. Esses animais apresentam carapaça e um ventre rígido que se fundem com as placas ósseas dérmicas. Esses elementos mais o escudo em volta do corpo os protegem contra predadores.
répteis
Escamas. Os peixes e os répteis possuem seus corpos cobertos por escamas. Mas são dois tipos de escamas diferentes. A superfície da pele é chamada epiderme.
O corpo dos golfinhos é revestido por uma espessa camada de gordura que atua como isolante térmico, mantendo-os aquecidos mesmo embaixo d' água. Essa camada de gordura também auxilia esses animais durante o nado.
Já os pelos de revestimento são a maioria no corpo do cão e têm a função de fazer a cobertura do corpo”, diz a Dra. Mariana Sui Sato, médica-veterinária da Petz. Abaixo, conheça os tipos de pelo e mais algumas de suas funções: Pelos primários ou de revestimento: são pelos mais rígidos, que conferem a cobertura da pele.
Em termos de características externas, o corpo do cachorro pode ser dividido em cinco partes: cabeça, pescoço, tronco, membros e cauda. A seguir, vamos abordar, de maneira específica, as duas últimas – afinal, elas são mais do que características dos cães.
O coração dos cães difere quanto à forma e posição em relação às demais espécies domésticas (GHOSHAL, 1986), apresentando aspecto ovóide, com ápice rombo e arredondado (CARVALHO et al., 2002). O peso absoluto do coração de um cão de tamanho médio é de 40 a 600g, correspondendo de 0,9 a 2,2% do peso corporal.
Para realizarmos a descrição anatômica do animal, o dividimos em cinco partes que ainda apresentam subdivisões, sendo elas: Cabeça – crânio e face. Pescoço. Tronco – tórax, abdômen e pelve.
A Anatomia Animal é a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo dos organismos incluídos no Reino Animalia. Essa importante área permitiu que conhecêssemos a estrutura do nosso corpo e de outros seres vivos, bem como fôssemos capazes de entender seu funcionamento.
A anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Já a fisiologia é o estudo das funções dos organismos vivos e de suas partes componentes (incluindo todos os processos físicos e químicos).