Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.
O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.
Sintomas de ácido úrico alto
O quadro é caracterizado, normalmente, quando os níveis da substância estão abaixo de 2,4 mg/dL (em mulheres) e 3,4 mg/dL (em homens). Essa é uma condição rara que, geralmente, não provoca nenhum sintoma. O ácido úrico baixo pode acontecer quando há consumo de drogas ou problemas renais e hepáticos.
De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.
1. Suco de beterraba com cenoura. Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.
COMO REDUZIR O ÁCIDO ÚRICO ALTO?
Confira alguns alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico:
Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.
Evitar o consumo de alimentos ricos em purinas, como fígado, rins e moela; Diminuir o consumo de produtos industrializados e com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas ou comida preparada; Aumentar o consumo de alimentos com vitamina C como laranja, abacaxi e acerola.
Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.
Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.
Para quem tem Artrite Gotosa (Gota), pode comer banana? Não há relação do consumo de banana com níveis de ácido úrico.
Mantendo uma ingestão moderada, a pimenta não representa risco ao organismo. Como a pimenta se dissolve na gordura, o mais indicado é que se tome leite – de preferência, integral – para acabar com a ardência. A água pode ajudar momentaneamente, mas depois a ardência volta.
O consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia parece reduzir os riscos de gota, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Arthritis & Rheumatism. A gota é uma doença que afeta as articulações causada pelo acúmulo de ácido úrico.
Olá, Olhando do ponto de vista do diabetes não há nenhum restrição para o consumo de pimenta. No entanto, deve-se ter bastante cautela naquelas com gastrite e refluxo.
Ajuda no combate ao câncer Uma pesquisa publicada no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos em 2006 apontou que a capsaicina é antioxidante e também pode prevenir a produção e induzir a apoptose (morte celular programada) em células do câncer de próstata e de outros tipos de câncer.
Abaixo você verá os tipos de alimentos não indicados durante o tratamento do câncer.
O consumo de açúcar associado a alimentos processados e bebidas açucaradas deve ser evitado por todos; mas, em alguns casos, durante o tratamento, os nutricionistas recomendam o consumo de alimentos naturalmente ricos em açúcar como estratégia dietoterápica.
A melhor maneira de se proteger contra o câncer de fígado é evitar o contágio pelos vírus B e C da hepatite, o consumo exagerado de álcool, o fumo e alimentos contaminados por aflatoxinas. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, e pobre em amido tem efeito protetor.
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
As opções de tratamento incluem ablação, embolização ou ambos. Outras opções podem incluir terapia alvo, imunoterapia, quimioterapia (sistêmica ou por infusão da artéria hepática) e/ou radioterapia. Em alguns casos, o tratamento reduz o tumor possibilitando a cirurgia (hepatectomia parcial ou transplante).
Então, confira os 10 Alimentos que Combatem o Câncer.
Substâncias presentes em frutas e legumes comuns protegem o corpo contra a doença
Eles encontraram uma célula-T (ou linfócito T) com um novo tipo de "receptor" que identifica e ataca células cancerosas, ignorando as saudáveis. A diferença nesta célula imunológica é que ela pode escanear o corpo em busca de ameaças que devem ser eliminadas e atacar uma ampla variedade de cânceres.
Sim, é verdade que o câncer se alimenta de açúcar. Assim como todas as outras células do corpo. Isso acontece porque tanto o açúcar, quanto o carboidrato, quando são metabolizados, viram glicose. A função da glicose é justamente fornecer energia para o organismo funcionar.