GNU/Linux
Os Softwares Pagos são aqueles que têm um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto. Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos.
Software livre é o oposto de software restritivo (software proprietário) mas não se opõe ao software vendido almejando lucro (software comercial). É um software que tem sua distribuição e alteração limitadas pois o software é patenteado (do inglês Property Sofware)./span>
O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. ... Além disso, quando se compra um software proprietário só se tem "o direito" de usar em um único computador.
Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.
Software não livre é qualquer software que não é livre. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.
Analisando as características da Free Software Foundation e da Open Source Initiative, percebemos que, em muitos casos, um software livre pode também ser considerado código aberto e vice-versa. A diferença está, essencialmente, no fato de a OSI ter receptividade maior em relação às iniciativas de software do mercado.
O Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código está disponível para download por qualquer pessoa e a uma filosofia de criação de aplicativos voltada para a colaboração entre desenvolvedores./span>
O que é um software de código aberto? O código aberto, ou a definição em inglês conhecida mundialmente “open source”, é um termo para nomear softwares que possuem os seus códigos disponíveis para download livre, ou seja, qualquer pessoa pode baixar e utilizar o código.
Código aberto, ou open source no nome em inglês, é um software disponível para qualquer pessoa usar, modificar e melhorar. Em termos de segurança, é uma faca de dois gumes. Por um lado, a transparência do código aberto significa que as falhas podem ser encontradas e solucionadas facilmente por outros desenvolvedores./span>
As duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a FSF e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta.
FreeBSD. Se você usa um sistema operacional livre que não é um Linux, provavelmente está baseado em BSD. Apesar do FreeBSD não poder ser chamado propriamente de UNIX por não ter adquirido a devida licença, é um dos clones do UNIX mais populares./span>