É uma função neurofisiológica existente desde o nascimento que se modifica de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Isso ocorre porque com o crescimento do corpo as estruturas localizadas na região do pescoço (laringe).
Durante a fonação, o ar da respiração produz uma vibração das cordas vocais que estão fechadas; o que resulta num som complexo. Entre os sons vocalizados, são produzidos segmentos mudos da corrente respiratória,que são emitidos entre as cordas relaxadas.
As pregas vocais são essenciais para a fonação, sendo assim, é essencial cuidar dessa estrutura, prevenindo o surgimento de doenças e alterações que podem prejudicar a voz.
Podemos dizer que o aparelho fonador divide-se em três partes - articulatório, fonatório e respiratório que são fisiologicamente responsáveis pela produção dos sons da fala (Silva, 1999:25). ... Respiratório: constituído pela traqueia, pulmões, brônquios e diafragma.
Enquanto respiramos as cordas vocais ficam posicionadas de forma aberta permitindo a livre passagem do ar sem que haja a produção de qualquer som. Mas quando queremos falar um sinal é enviado pelo sistema nervoso fazendo com que as cordas vocais se abram e se fechem vibrando com a passagem do ar.
O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. ... Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.
O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. ... Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.
No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.
Fala
Qual a diferença entre fala, língua e linguagem? A fala se refere a forma como as pessoas se comunicam oralmente. ... Por sua vez, a linguagem refere-se a toda a forma de comunicação, seja através da fala (verbal) ou mesmo gestos, sons, imagens, etc. (não-verbal).
Saussure defendeu que a linguagem seria um fenômeno psicossocial constituído de língua e fala. “A língua é o sistema, é aquilo que nenhum falante pode mudar. ... Em vez de langue e parole, pode-se dizer língua e fala, sistema e uso”, explica o professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Lenivaldo Gomes.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.
O profissional de Linguística dedica-se a estudar os idiomas, desde a sua fonética até a concepção e os processos de formação das palavras, passando pela gramática e toda forma de linguagem verbal.